segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Minestrone: a sopa que minha avó fazia



Não há descendente de italiano que se preze que não conheça minestrone. Vamos explicar: “minestra” significa sopa e o sufixo “one” é para significar algo grande. Portanto, aqui no Brasil, chamaríamos a isso “sopão”.

É uma sopa muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são: tomates, feijões (aqueles de salada que vêm em vagem), cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha, de carne, batatas, cenouras etc.

Não existe uma receita específica para o minestrone justamente por ele ser feito com quaisquer legumes estejam em época. Vou tentar passar a receita que minha avó costumava fazer. Mas, um aviso: faça em noites frias, porque é um prato de enorme riqueza e esquenta mesmo o corpo e a alma. Assim como as poucas lembranças da minha avó Bianca.

Comece picando cerca de 500g de carne (no caso usei músculo, mas pode ser a que você quiser).
Na panela de pressão ponha um fio de azeite e refogue duas cebolas (pequenas) picadas e uma colher (sopa) de alho triturado. Ponho a carne e deixo dourar/selar.

Salpique pimenta do reino e duas colheres de molho inglês, uma colher (sopa) de colorau e 400 ml de água fervente. Tampe a panela, após pegar pressão abaixe o fogo e deixe 20 minutos.

Após a pressão sair, junte duas xícaras de legumes picados, aqueles que eu tiver em casa. Sugestões: batata, mandioquinha, abobrinha verde, chuchu, cenoura, vagem, feijões de salada e acerte o sal (uma colher de café mais ou menos); junte mais meio litro de água e volte a tampar a panela e leve ao fogo.

Após pegar pressão abaixe o fogo e deixe mais minutos. Desligue e espere acabar a pressão antes de abrir. Prove o tempero e coloque o macarrão de sua preferência.
Sirva com parmesão ralado e umas fatias de pão. Nada melhor que um pãozinho pra molhar na sopa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...