terça-feira, 17 de abril de 2018

Arroz com mariscos e frutos do mar


Após comer peixe no almoço (fui a um ‘japa’ bacana aqui da região), voltei para casa, pois ainda tenho obrigações de trabalho, e fiquei pensando sobre o que escrever. Como ando meio cheia de polemizar, até porque não consigo argumentar contra a falta de caráter, e sei lá porque, comecei a pensar sobre um amigo da minha mocidade. Fazíamos loucuras divertidas, como sair de um lugar a 200 metros de onde eu morava e “cortar caminho” por Santos, distante uns 60 quilômetros.

Quem pensar que nós éramos doidos, sim! Éramos! Talvez ainda sejamos à nossa moda. Mas hoje já não conseguimos mais nos ver, apenas nos falar via redes sociais, pois ele foi de mala e cuia para Cananeia, onde tem um restaurante de frutos do mar. E foi justamente por conta disso que pensei nesse arroz, que a gente comia às vezes, e que ele deve fazer no restaurante, pois que me lembre, ele sempre foi cozinheiro de primeira!

Aliás, Buck: estou com saudades do cuscuz!

Ingredientes

2 cebolas picadas 
2 tomates maduros picados e sem pele e sem sementes
3 dentes de alho picados
300 g de arroz
500 ml de água
250 g de camarões limpos
250 g de vôngole
250 g de mariscos
2 lombos de lagosta em pedaços
100 ml vinho branco
100 g de Kani-kama picado
Azeite
Sal e malaguetas o quanto baste
Coentros

Preparação

Num tacho de barro coloque o azeite, a cebola e os alhos picados, deixe refogar. Junte o tomate e deixe refogar mexendo bem, adicione o vinho e um copo de água. Triture tudo com o mixer (eu prefiro que o molho tenha pedaços).

Adicione os mariscos e vôngoles e tempere com o sal e as malaguetas (não exagere nas pimentas para não encobrir o sabor).
Após este tempo adicione a água fervendo e o arroz. Veja se está bom de sal e deixe cozinhar por mais oito minutos, sempre em fogo brando, mexendo de vez em quando para soltar o arroz do fundo do tacho. Quando estiver com cinco minutos de cozimento, coloque o camarão e os pedaços de lagosta que vão cozinhar nos três minutos restantes.
Quando for servir adicione o Kani-Kama e salpique o coentro picado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...