quarta-feira, 20 de junho de 2018

A vida segue e o mês de junho também


Com tantas coisas acontecendo, minha mente anda me pregando peças e só consigo lembrar de umas coisas bobinhas da infância, como o terreno baldio onde pegava amoras; andar de bicicleta pela rua de trás, que ainda não tinha iluminação, mas muitos casais de namorados escondidos nas sombras; rinques de patinação; carrinhos de rolimã e, claro, a quermesse da pequena paróquia do bairro.

É claro que vou falar da quermesse, já que estamos falando de festas juninas e quermesse é o que mais me remete a isso. Sou urbana, e vi minha região crescer descontroladamente desde o final dos anos 60. Mas não consigo esquecer a pequena quermesse do meu bairro. Tocando as músicas dos discos do padre Luigi, toda vez.

Era só ouvir “Milionário” dos Incríveis e já sabia que as barracas estavam disponíveis para as pessoas do bairro. Como não tínhamos muito dinheiro (muitas vezes nenhum), escolhíamos as atrações com cuidado para não haver arrependimentos.

Ganhar algo no bingo era motivo de festa. Quase sempre era alguma comida, porque as quermesses não eram como as de hoje, com sorteios de grandes prêmios. Eram sempre umas coisas baratas ou algum frango assado doado pela padaria do bairro. Mas não importava, porque éramos muito jovens e só queríamos encontrar nossos amigos e brincar.


Sei lá... Pescar uma lata de sardinha, ou acertar na argola e ganhar... Uma lata de sardinha.
Deixando de lado as memórias, vou passar uma receita da minha mãe, e vou dedicar isso a uma amiga, que me fez lembrar o quanto é delicioso o sabor da sopa numa noite fria. Ah! Mandioca tem tudo a ver com mês de festa junina.

Sopa de mandioca rica

Ingredientes

2 kg de mandioca bem cozida
Um paio
Dois gomos de linguiça calabresa defumada
100 g de bacon em cubos
Três dentes de alho picados
Uma cebola picada
Uma xícara de cheiro verde picado (salsa, cebolinha e coentro)
Orégano
Sal
Pimenta do reino
Pimenta Cambuci cortada em cubos

Preparo

Frite o alho e a cebola;
Junte o paio e a linguiça;
Junte a mandioca previamente cozida e adicione água suficiente até cobrir todos os ingredientes com dois dedos a mais de água;
Junte o cheiro verde, a pimenta Cambuci e os temperos (opcional caldo de carne em cubinho) e deixe ferver. Abaixe o fogo e mantenha o cozimento por mais cinco minutos, mexendo sempre para não grudar.
Sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...