domingo, 17 de junho de 2018

Festa junina não existe sem amendoim ou pé de moleque


Um ingrediente que deve estar presente o ano todo

Se eu não disse isso antes, estou fazendo uma série sobre festas juninas. E para quem ainda não percebeu, estou usando comidas e ingredientes típicos para falar da festa, além de dar algumas informações curiosas, baseadas em histórias costumes e lendas, que nasceram em outros continentes, chegaram ao Brasil e foram transformados em um curioso caldeirão cultural que temos o dever de manter.

Hoje vou falar um pouco do amendoim, um dos ingredientes mais versáteis e ricos, presentes em muitas coisas juninas (já dei até receita do chá de amendoim), mas também na indústria alimentar, e isso durante o ano todo, porque esse grão tem uma grande importância econômica, sendo utilizado para fabricação de óleos, doces salgados, petiscos etc.

 Algumas variedades de amendoins (sim existe várias) produzem grãos com uma grande quantidade de lipídios (de 45 a 50%), fornecendo gorduras de boa qualidade para consumo humano ou animal. O amendoim é rico em gordura do bem e por isso baixa o colesterol ruim.  Em várias partes do mundo o amendoim é moído para cozinhar pratos da  alta gastronomia.

A planta do amendoim tem caule curto e suas flores são pequenas e amareladas. Depois de fecundadas, as raízes penetram no solo, e os legumes se desenvolvem no subterrâneo, formando uma vagem onde se desenvolvem os grãos.

Rico em vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B e vitamina E, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio, seu consumo é quase obrigatório, mas isso não significa que se deva comer sem parar. A quantidade de consumo diária não deve passar de 40 gramas.

Entretanto, estamos aqui para falar de coisas obrigatórias em festas juninas, e pratos com amendoins estão nesta categoria. Com vocês uma receita de pé de moleque maravilhosa, e que todos vão adorar. Claro, se não forem alérgicos!

Pé de moleque do bom!

Ingredientes

1/2 kg de amendoim torrado e descascado (Existem à venda com e sem sal. Prefira SEM)
1/2 kg de açúcar
Uma lata de leite condensado
Três colheres de margarina

Preparo

Colocar na panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Levar ao fogo, mexendo sempre.
Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado.
Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro e despeje em um tabuleiro untado com margarina (uma assadeira grande é o ideal).
Deixe esfriar e corte em pedaços

Informações Adicionais: deixe o tabuleiro untado pronto antes de começar a receita e a lata de leite condensado aberta, pois o cozimento é rápido e pode passar do ponto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...