sexta-feira, 29 de junho de 2018

Bolo pé de moleque para o dia de São Pedro


Minha singela homenagem a todos os Pedros pelo muindo

Hoje é dia de São Pedro, e eu sei que deveria falar sobre algo que lembre pesca, dar alguma receita de peixe. Eu poderia dizer que temos de pedir um pouco de chuva para São Pedro, porque está muito seco e a falta de umidade faz mal.

Deveríamos falar que hoje é o dia do papa, já que São Pedro é o primeiro dos papas da igreja católica, ou pensar nas chaves do reino e que, por causa delas, ele também é o patrono dos chaveiros.

Mas hoje só quero lembrar que é festa de São Pedro, a última das festas juninas, mesmo que as quermesses e festanças Brasil afora ainda durem um pouco mais por conta da alma festeira do brasileiro.

Quero lembrar também e homenagear todos os Pedros que conheço, sejam eles primos, tios, amigos e filhos de amigos. Um nome forte como esse não é fácil de carregar. Mas, via de regra, todos os Pedros que conheci tinham essa coisa meio moleca, de fazer brincadeira e ninguém desconfiar que fossem eles.

A eles dedico esse bolo de pé de moleque, simples, divertido, delicioso e ótimo para qualquer festa junina.

E que São Pedro nos abençoe!

Ingredientes

4 ovos
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem sal e sem casca
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de amendoim picado (xerém)

Modo de Preparo

Bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o amendoim por 2 minutos. Despeje em uma tigela grande, acrescente a farinha de trigo, o açúcar, o sal, a canela, o cravo em pó e misture até que fique homogêneo. Por último, coloque o fermento em pó, misture e despeje a massa em uma forma untada, e ao invés de enfarinhar, use um pouco de açúcar para caramelar e coloque um pouco do xerém. Salpique o restante sobre a massa e leve para assar no forno baixo preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que, ao enfiar o palito, ele saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...