quarta-feira, 27 de junho de 2018

Bolo de coco, festa de São Pedro, foguetório!


“Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.” (Eduardo Galeano)


Hoje, antes de começar minhas atividades blogueiras, fui dar uma olhada pelas redes sociais, já que ontem minha internet estava em outro planeta. Sabem como é? Ver as postagens dos grupos que participo e dos amigos, quando me deparei com um post da amiga Cecília Fazzini, com essa frase destacada aí em cima, que me levou a lembrar de muitas coisas partilhadas com ela: momentos, textos, prêmios, festas, comidas... e muito afeto!

Impossível não associar com os fogos de artifício juninos, com as festas populares, com os amigos e familiares com quem compartilhamos as alegrias e tristezas da vida. Pessoas que se tornam importantes nas nossas vidas e que nos fazem queimar, tal o amor que temos por elas.

Este mês de junho, particularmente, comecei até animada, pois algumas coisas boas estavam acontecendo. Mas um fato simples da vida veio de encontro e me lembrou de que tudo tem um fim. Precisamos então viver o máximo possível, e isso, esses momentos, não são a tela do seu celular. A vida está muito além.

Um exemplo? Vou falar algumas coisas que a amiga Cecília me fez lembrar com essa frase linda do Eduardo Galeano: sexta-feira, dia 29 é dia de São Pedro e as “memórias caiçaras” dela me remetem aos pescadores, que certamente comemorarão a festa; fogos de artifício explodiam na minha boca cada vez que experimentava alguma receita das mãos habilidosas dela; lembro da generosidade dela com tudo e com todos.

Voltando aos fogos de artifício e a São Pedro, estamos em plena copa do mundo (em minúsculas mesmo, porque desanimei do futebol), mas a frase acima me fez lembrar um pentacampeonato e uma viagem ao Maranhão, com direito a passeios espetaculares e festas “raiz”, com tudo o que temos direito.  Até andar nos barquinhos enfeitados dos pescadores que honram o santo em seu dia.

Foi um São Pedro incrível aquele, e essa receita de bolo de coco, simples e delicioso, me trouxe tudo isso à memória. Espero que haja fogos de artifício nas bocas de vocês quando comerem! Vale a pena e as calorias a mais.

Bolo de coco molhado

Ingredientes

Para o bolo:
Quatro ovos
250 g de açúcar
250 g (mais ou menos) de farinha de trigo
Uma colher (sopa) de fermento em pó
250 ml de leite fervente


Para a cobertura:
Uma lata de leite condensado
A mesma medida de leite
200 ml de leite de coco
150g de coco ralado

Preparação

Para o bolo:
Bata as claras em neve, junte as gemas uma a uma. Junte o açúcar e bata até formar bolhas. Adicione a farinha de trigo, o fermento e o leite, intercalando este com a farinha.
Coloque em assadeira grande, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 40 minutos, ou até que fazendo o teste do palito este saia limpo.

Para a cobertura:
Misture todos os ingredientes muito bem.
Assim que o bolo sair do forno, corte-o em quadrados sem separar e regue com a cobertura. Use toda ela pata o bolo ficar bem molhadinho! Polvilhe com o coco ralado e deixe na geladeira para ser servido bem gelado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...