sábado, 30 de junho de 2018

Pão de azeite e azeitonas e um cansaço que não me pertence


Hoje fui andar no centro de São Paulo, só para sair de dentro de casa, pensar outras coisas, rezar pelos amigos e pela família na muito antiga igreja de Santa Cruz das Almas, no muito antigo bairro da Liberdade.

Gosto de passear por ali, ver as barraquinhas montadas na praça, com suas comidas, decorações, amuletos etc. Gosto de ver os prédios estilo oriental do bairro. Melhor! Gosto de fazer isso sozinha, sem ninguém buzinando na minha orelha sobre comer aqui ou ali, entrar nas lojas todas e perguntar sobre tudo para depois não comprar nada.

Detesto incomodar pessoas que estão ali para trabalhar e ganhar suas vidas e não para me satisfazer a curiosidade sem dinheiro ou vontade de consumir sem parar.

Mas o que me agrada mesmo na Liberdade são as pequenas joias incrustadas em algumas vielas, os templos xintoístas escondidos, as igrejas da São Paulo colonial, que contam as histórias trágicas das páginas que não entraram nos livros.

Mas hoje é o último dia do mês de junho e eu não quero terminar o mês falando de tristezas ou das coisas ruins. Amanhã eu falarei, prometo, de todas as coisas erradas, da copa do mundo (que tenho evitado muito!), do país e de como é estar acima (bem acima) dos 39 anos, e tudo que isso acarreta.

Hoje vou passar uma receita de pão que pode acompanhar os jogos de quem está assistindo, ou fazer a alegria do lanche de qualquer um que ame pão e azeitonas.  Apenas explicando, para quem é leigo, que “esponja” é uma pré-fermentação.

Ingredientes

Para a “esponja”
-200 ml de água morna
- 20 g de fermento biológico seco
- 200 g de farinha

Para a massa
-50 ml de azeite de oliva extra virgem
- 50 ml de água morna
- 300 g de farinha
- 1 colher (chá) de sal
- 200 g de azeitonas pretas fatiadas

Preparação

Numa tigela colocar a água, o fermento e a farinha inicial. Misturar apenas para unir os ingredientes e reservar por uma hora e meia, mais ou menos.
Juntar numa bacia maior os ingredientes restantes com exceção das azeitonas. Amassar com a mão para trabalhar bem a massa. Assim que estiver bem amassado, colocar em uma superfície enfarinhada, juntar as azeitonas e misturar bem. Deixar a massa descansar por mais umas duas horas em uma vasilha que mantenha o calor ambiente.
Fazer pequenas bolas e colocar num tabuleiro ou assadeira enfarinha e pincelar levemente com azeite. Levar ao forno a 180o C durante uns 25 minutos ou até estarem dourados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...