quinta-feira, 7 de junho de 2018

O mastro de São João e uma receita fácil de quindão!


Mais uma tradição junina acompanhado de um doce de lamber os beiços

Hoje vamos falar um pouco sobre o mastro de São João, mais um dos hábitos juninos, trazidos de Portugal onde é conhecido como o “mastro dos Santos Populares”. É um pequeno poste, de não mais do que uns três metros, erguido durante a festa junina, com três imagens dos santos (Santo Antonio, São João Batista e São Pedro) celebrados neste mês.

Apesar de ser uma tradição cristã nos dias de hoje, a origem do mastro de São João é bem mais antiga. Os povos pagãos da Europa tinham por hábito levantar o "mastro de maio", ou a árvore de maio, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa, simbolizando o período de fartura da primavera e verão no hemisfério norte e no mastro/árvore eram pendurados frutos e legumes.

No Brasil, um simbolismo católico popular está ligado aos procedimentos envolvendo o levantamento do mastro e seus enfeites. Que ficam durante todo o tempo das festividades no centro dos acontecimentos. A quadrilha, normalmente é dançada ao seu redor e, nas tradições do Sul do País, são colocadas fitas para a dança do pau de fitas, nas quais os dançarinos seguram na mão uma das pontas da fita presa ao mastro e, com seus movimentos, vão trançando até todo ele estar coberto.

Como ontem não publiquei receita, vamos a mais uma, que pode ser encontrada em qualquer boa barraca de doces de sua quermesse, ou nas festinhas das escolas, bairros etc.: o quindão! Uma maneira simplificada de fazer o quindim. Receita fácil e deliciosa!!!!

Quindão econômico

Ingredientes

- 6 ovos inteiros.
- 3 gemas.
- 1 1/2 xícara de açúcar.
- 200 g de coco ralado seco.
- 1 vidro de leite de coco.
- margarina e açúcar para polvilhar a forma.

Preparação

Hidrate o coco com o leite de coco.
Em uma tigela bata bem os ovos e as gemas extras, juntando o açúcar e o coco já hidratado.
Obs.: Se quiser fazer dietético, substitua por adoçante culinário, mas use apenas uma xícara, pois este tipo de adoçante é mais forte que açúcar refinado.
Mexa muito bem e deixe descansar por 30 minutos.
Coloque em uma forma com furo, untada com margarina e polvilhada de açúcar/adoçante. Leve ao forno em banho-maria por uma hora, aproximadamente.
Se preferir pode fazer no micro-ondas, use potência alta por 8 minutos, e, claro (!), formas para esse tipo de forno, que NÃO podem ser de metal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...