sexta-feira, 22 de junho de 2018

Está chegando São João


Festas, fogueiras e bolos de macaxeira (mandioca/aipim)

Continuando a série junina, domingo, dia 24, é dia de São João Batista, o primeiro mártir da Igreja e considerado o último dos profetas. Esse santo, primo de Jesus, é celebrado no nascimento e no martírio (29 de agosto). Chamado de precursor do Messias  voz que clama no deserto, é sempre imaginado menino, com o cordeiro em mãos, ou batizando Jesus, segurando um cajado em forma de cruz.

A festa de 24 celebra o nascimento, com fogueiras, bandeirinhas, festas e, claro, todas as músicas danças e comidas típicas. É como se o mês chegasse ao auge indo em direção a São Pedro, no final. Nos lugares onde se dança o Bumba meu Boi é dia de batizar o boi que foi morto para tentar fazê-lo voltar à vida.

O Nordeste brasileiro, que já vem festejando há dias (alguns desde Maio), fará no dia as maiores fogueiras, e as melhores comidas, como esse bolo de Aipim (macaxeira ou mandioca, dependendo de cada estado), uma delícia com sabores bem brasileiros.

Essa receita, aliás, me fez lembrar de um amigo, descendente de baianos, cobrando da mãe um bolo de aipim “verdadeiro”, desses que deixa os dedos “no sabugo” de tanto ralar a raiz para fazer a sobremesa favorita.

Mas não precisa ralar os dedos. Basta ralar o aipim para fazer esse bolo. É delicioso e fácil.

Ingredientes

- 1 kg de mandioca/aipim/macaxeira (é a mesma coisa com nomes diferentes)
- 2 xícaras (chá) de leite de coco
- 1/2 xícara (chá) de água
- 2 e ½ xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 2 ovos

Preparação

Descasque, lave bem e rale a macaxeira na parte fina do ralador. Coloque-a sobre um pano fino. Esprema bem deixando o líquido cair dentro de um recipiente. O resultado sairá melhor se você espremer a macaxeira aos poucos, em etapas.

Deixe o líquido repousar no recipiente por cerca de 20 minutos até a goma. Então escorra somente o líquido de cima descartando-o e reservando a goma no fundo do recipiente.
Em outro recipiente coloque a macaxeira ralada e junte a goma (amido) reservada, o açúcar, os ovos, a manteiga derretida, 1 xícara do leite de coco e a 1/2 xícara de água, misturando bem.

Coloque a massa numa forma de furo no meio de 22 cm de diâmetro, untada com bastante manteiga.
Leve ao forno preaquecido (180°) e asse inicialmente por 30 minutos então retire do forno e regue com a metade do leite de coco restante (1/2 xícara) volte a forma ao forno e asse por mais 30 minutos, retire-a novamente e regue com o leite de coco restante (1/2 xícara) e termine de assar por mais 30 minutos até dourar ligeiramente.

Para desenformar aguarde esfriar totalmente e com uma faca de ponta arredondada vá soltando e descolando-o da forma. Dá um pouquinho de trabalho, mas ele não quebra. Corte em fatias e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...