domingo, 3 de junho de 2018

Conheça o Bumba meu Boi


Mais uma tradição junina e uma receita deliciosa!


Como eu disse, vamos tentar publicar ao menos uma curiosidade sobre festas juninas, e colocar alguma receita bacana (e fácil) para acompanhar cada pequeno artigo. Hoje, por exemplo, vou falar da tradição do nordeste brasileiro de dançar o Bumba Meu Boi.

Inserida na cultura popular, é no estado do Maranhão que o Bumba Meu Boi tem maior representatividade com as festas em comemoração aos santos juninos desde o século XVIII, especialmente na cidade de São Luís.

Mesmo que agora aconteça em vários dias de junho, a festa segue uma tradição de “batizar” o boi no dia de São João, seguir toda a trajetória da lenda e “ressuscitar” o boi no dia de São Pedro. Mas o destaque fica para as danças, fantasias e a tradição iniciada com uma lenda.

A lenda

Diz a lenda que Mãe Catirina fica grávida, e com desejo de comer a língua de um boi. Seu esposo, o Pai Francisco, para satisfazer a vontade de Catirina, mata um dos bois do rebanho, o favorito do dono da fazenda onde ele trabalha.
Ao notar a falta do boi, o fazendeiro pede para que todos os empregados saiam em busca dele, que encontram o boi morto, mas com a ajuda de um pajé, ele ressuscita.
A lenda, dessa maneira, está associada ao conceito de milagre do catolicismo ao trazer de volta o animal. Ao mesmo tempo, tem a mistura de elementos indígenas e africanos.
Nesse sentido, a festa do Bumba Meu Boi é celebrada para comemorar esse milagre.

Mas não fiquem chateados, porque a receita não leva língua de boi. É só um bolo de fubá bem brasileiro, que pode ser feito no liquidificador!

Bolo de fubá


Ingredientes
2 copos de leite
2 copos de fubá
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
2 ovos
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Preparo
Bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador. Acrescente o fermento e misture. Despeje em uma fôrma bem untada. Se quiser, despeje metade da massa, distribua algumas fatias de queijo minas fresco e coloque o restante da massa por cima. Leve ao forno quente por 45 a 50 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...