domingo, 18 de fevereiro de 2018

A China deu ao mundo muitas coisas

Os alimentos símbolo da cozinha chinesa

Como já dissemos na sexta-feira 16 de fevereiro, foi o dia do ano novo para os chineses. E eles trouxeram grandes contribuições para o mundo, ainda que muita gente não saiba. O papel, que usamos em milhares de coisas no dia a dia, é invenção chinesa, assim como a pólvora, a bússola, o sorvete, o macarrão e muitas outras coisas.

A pólvora, por exemplo, foi inventada com o objetivo de fazer fogos de artifício, usados para as muitas comemorações desse grande povo. Para eles, assim como a maioria dos povos asiáticos, festas são oportunidades para reunir a família e partilhar refeições que trarão boas energias. Eles não apenas acreditam nos poderes positivos dos alimentos, eles acreditam que a comida pode curar e simbolizam coisas importantes para a manutenção da humanidade.

Conheçam melhor alguns dos alimentos mais significativos para o povo chinês.


Na tradição chinesa, o ovo simboliza a fertilidade de um casal. Os pais de um recém-nascido oferecem ovos cozidos aos vizinhos, parentes e familiares para simbolizar o nascimento ou gravidez. No ano novo, eles são pintados de vermelho, cor que dá sorte e felicidade.

Apesar de associarmos o macarrão aos italianos, ele foi criado na China. E os chineses servem em festas, jantares de aniversário e Ano Novo, para desejar vida longa e próspera aos convivas.
Conhecido na China como "Jiaozi", os bolinhos (parecidos com raviólis) simbolizam a fortuna. Prato típico do norte da China é particularmente consumido durante a celebração do Ano Novo Chinês para atrair prosperidade.

Outro alimento importante para os chineses é o peixe. Na celebração do Ano Novo, é servido inteiro (com cabeça e cauda) e nunca deve ser completamente consumido. É símbolo de prosperidade, e dizem que atrai riqueza para uma casa durante o resto do ano.

Quando eu penso em comida da China, o pato me vem imediatamente à cabeça e eu fico com a boca cheia d’água só de pensar numa pele crocante de um pato laqueado de Pequim. Símbolo de fidelidade, o pato é servido em ocasiões especiais para fortalecer os laços de fraternidade entre as famílias e os amigos.
Já o frango é símbolo de reconciliação e unidade da família. Os pés de galinha são especialmente populares em algumas culinárias desse país continental.

Legumes e verduras fazem parte da culinária chinesa de todas as regiões. A cebolinha chinesa e os cogumelos pretos são servidos simbolicamente para representar a eternidade. Os brotos de bambu que encontramos em algumas receitas tradicionais são associados à riqueza. As ervilhas simbolizam a unidade, as cenouras a felicidade e o milho, o crescimento.


Frutas são parte indispensável nas refeições das famílias chinesas. A tangerina simboliza a sorte, a laranja e o abacaxi representam a riqueza, a maçã, sabedoria e paz, as uvas a prosperidade e fertilidade e o melão, a unidade.

Poderíamos falar de vários doces, como as bananas caramelizadas ou o bolo em formato de pêssego que traz longa vida. Mas prefiro falar que esses caras inventaram o sorvete! As fontes não conseguem datar ao certo. Mas algo entre 4000 ou 3000 anos atrás os caras descobriram que colocar frutas no gelo era bom! Ainda bem! Hoje eu posso me deliciar em qualquer época do ano com sorvetes, e não preciso de simbolismo nenhum para ficar feliz com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...