sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Cozinhar é um ato de amor

A partir de um pedaço de poema falarei do ato de cozinhar

"Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.
No alimento se coloca ternura ou ódio.
Na panela se verte tempero ou veneno.
[...]
Cozinhar não é serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros." (Mia Couto)

Hoje, olhando as redes sociais, vi que uma amiga publicou esse trecho de poema. É uma amiga muito querida e sempre olho as postagens dela porque, ao contrário de muitas coisas que vejo, são coisas sempre amorosas, distribuindo carinho e amor ao próximo em lugares onde o rancor impera.

Esse de hoje serviu para me inspirar porque, assim como eu, essa amiga é fã de culinária, e assim como eu, ela gosta de cozinhar para os outros. O nosso ato de cozinhar é nossa forma de mostrar a alguém que nos importamos; nossa maneira de levar felicidade aos amigos e familiares.

Em um mundo onde muitos não têm o que comer; muitos comem apressadamente, sem se dar conta que alimento é vida; eu quero que as pessoas reflitam sobre o quanto é importante cozinhar para as pessoas que amamos. E sobre o que vamos cozinhar.

A alimentação foi o que transformou nossos corpos e nossos cérebros através dos milênios que nos separam de nossos ancestrais. Ainda estamos a caminho da evolução, mas, acredito eu (!), que isso seria mais bacana se fosse ao redor de uma mesa, com comida gostosa e uma conversa melhor ainda.  De preferência com aquela receita passada de geração em geração até chegar a nós.

Em tempo: Cecília, ando com muita saudade daquele bolo com goiabada. Precisamos marcar e fazer juntas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...