quinta-feira, 19 de julho de 2018

Suflê de cenoura e um dia cheio!!!


Vou confessar que minha quinta-feira foi bem cheia. Cheia de trabalhos, de correções de textos de pessoas que nunca deveriam escrever sem antes aprender como se faz isso, e alguns cansaços devido à falta de chuvas na região onde moro, o que está deixando o ar seco e quase irrespirável.

Mesmo mantendo minhas jardineiras em todas as janelas e algumas vasilhas de água, está realmente difícil para quem já passou dos 39 há um bom tempo e cuja saúde não é lá essas maravilhas.

Para comer? Só coisas leves, como esse suflê, que é fácil, mas requer cuidados como de não abrir ou bater no forno enquanto assa. Fora isso, é uma receita ótima, deliciosa e realmente leve.

Façam, comam e me contem depois como ficou o de vocês. Essa receita é para duas porções, já que moro sozinha e não gosto muito de deixar comida trançando dentro do refrigerador.

Ingredientes

- 2 cenouras raladas
- 2 ovos separados
- 1 dente de alho
- 1/2 cebola picada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara de leite desnatado
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara de queijo ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparação

Em uma panela, derreta a manteiga, frite a cebola e o alho. Dissolva a farinha no leite, e acrescente à mistura, mexendo sempre.
Acrescente as gemas, a cenoura ralada, o sal, a pimenta e deixe cozinhar até formar um creme.  Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture o queijo e separe um pouco para polvilhar o suflê, e delicadamente misture as claras em neve.
Com a margarina unte um refratário. Não esqueça que suflê cresce então use refratários com bordas mais altas. Coloque a mistura, polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno em temperatura média, até crescer e dourar.
Dicas:
As claras não podem ser batidas em excesso senão perdem a capacidade de expandir o suflê.
Não tire imediatamente do forno espere alguns minutos. E se mesmo assim o seu suflê murchar relaxe, o sabor vai continuar ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...