quinta-feira, 8 de março de 2018

As cenouras são mais que o alimento favorito do Pernalonga!


Conheça os benefícios dessa raiz multiuso!

Estamos a 25 dias da Páscoa, e vemos espalhados por todas as partes os ovos de chocolate e os coelhos (uma confusão!), que na verdade são apenas símbolos da chegada da primavera no hemisfério norte, e ambos estão associados aos rituais de fertilidade pagãos do velho continente.

Entretanto, pensar em coelhos me faz lembrar o Pernalonga e seu alimento favorito, as cenouras, que são conhecidas da humanidade há mais de 2000 anos. Os historiadores colocam suas origens no distante (para os brasileiros) Afeganistão. Sendo que a primeira coisa que foi apreciada foi sua folhagem, mas depois se descobriu que a parte enterrada, a cenoura em si, é que era artigo de primeira categoria.

As cenouras são encontradas em vários tamanhos, formas e cores e existem no mundo inteiro, podendo ser preparadas em salgados ou doces, mas também podem ser apreciadas cruas! Aquele sabor adocicado, aliado à crocância, deleitam até a última mastigada. Mas não apenas isso:

Cenouras têm poucas calorias, portanto podem ser usadas em programas de nutrição. Cem gramas de cenouras contêm apenas 30 calorias, podendo fazer parte dos legumes a serem consumidos por dia durante as dietas.

Têm naturalmente um baixo teor de sódio, o que ajuda a reduzir os riscos de aumento da pressão arterial, e elas ficam boas cozidas com pouquíssimo sal.

As cenouras são ricas em fibras, o que ajuda a manter um sistema digestivo saudável. Uma porção de 80 g de cenouras cozidas contem 2 g de fibras - mais de um décimo da quantidade diária recomendada para um adulto.

Cenouras são ricas em vitamina A. Elas contêm uma substância chamada betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. De todos os frutos e legumes, as cenouras são a melhor fonte de betacaroteno. A vitamina A é destinada a se transformar num pigmento violeta chamado rodopsina, na retina, que é responsável pela formação de células fotorreceptoras. Este pigmento é essencial para melhorar a visão noturna das pessoas, e o betacaroteno faz maravilhas por cabelos, unhas e pele de uma pessoa.

Nem todas as cenouras são de cor laranja, existem várias variedades que vão do púrpura, ao branco e amarelo. A primeira cenoura laranja foi criada na polinização cruzada entre o amarelo e o púrpura, provavelmente no século XVI pelos Holandeses. Isso faz com que tenhamos opções para deixar os pratos multicoloridos

Mesmo sendo supersaudável, comer muitas cenouras pode provocar uma coloração alaranjada da pele, sobretudo na palma das mãos e pés. O fenômeno é chamado de carotenemia e é reversível então não se preocupe. Aliás, certa vez vi um rapaz que apresentou essa mudança de cor de pele. E foi o que pegou o bronzeado mais bonito de todos os que estavam no grupo. E o único que não “descascou”.

Portanto, recomendo a todos para entrarem na turma do Pernalonga e mandarem brasa nas cenouras!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...