sexta-feira, 23 de março de 2018

Menta, Hortelã, não importa, servem para tudo!

Plantas e nomes diferentes para funções iguais


Menta e hortelã são nomes diferentes para diferentes plantas, porém ambas do mesmo gênero: Mentha. Os pés da planta de espécie “mentha piperita” são chamados de hortelã e os de espécie “mentha spicata” são chamados de menta.

Pesquisando sobre a planta eu descobri que existem cerca de 30 espécies naturais de plantas desse gênero, sem contar as que são sintetizadas pelo homem. Devido à semelhança, as outras espécies são chamadas popularmente pelos nomes mais conhecidos: menta ou hortelã.

Confesso que já me explicaram a diferença um trilhão de vezes, mas só vejo as semelhanças, como, por exemplo, a planta ser a queridinha de quem gosta de se curar com chás e remédios caseiros.

É incontável o número de preparações onde essas plantas estão presentes. Desde bebidas quentes quando está frio, a bebidas frias quando está calor (abacaxi com hortelã é o bicho!), passando pelos pratos, salgados e doces. Também a podemos encontrar em óleos essenciais para curar várias dores e em cosméticos.

Essa planta tem tantos benefícios

Como outras ervas aromáticas, a menta/hortelã tem sido usada desde a antiguidade como planta medicinal. É uma erva digestiva, recomendada para quem tem refluxo ou intestino preso; combate o mau hálito (não é à toa que está presente em 3/4 dos sabores de chiclete e em 90% das pastas de dentes); é analgésico, usado para acalmar as picadas de insetos e as dores de cabeça;  e ajuda o fígado a eliminar toxinas.

Seu poder está ligado à purificação, ao amor e à saúde. Para evitar a insônia, coloque um ramo desta erva na cabeceira. Sob o travesseiro ajuda a ver em sonho o futuro. Faça um pó com suas folhas e salpique pelo ambiente sempre que sentir que esse se encontra carregado de energias negativas.

Como plantar?

Antes de começar a plantar, saiba que deve ter um local com muita luz para a hortelã/menta, mas que essa luz seja indireta, pois as folhas podem queimar com sol direto.

Se for plantar na terra, o ideal é nos meses do outono e da primavera, quando o sol está mais “tranquilo” e não tem geada de inverno. Se a terra for da boa, ela espalha bastante, portanto plante longe dos caminhos da horta.

Caso o plantio seja no vaso, isso poderá limitar a expansão. Pode plantar num balcão, ou varanda, ou até dentro de casa para dar aquele cheiro maravilhoso ao seu interior. Não importa, onde, mas nos dois casos, não deixe a terra secar.

E para quem deseja conservar suas folhas de hortelã/menta de uma forma bacana, basta colocar as folhas com água nas forminhas de gelo. Você deixará um sabor delicioso nas bebidas que servir com essas pedras mentoladas!


Um comentário:

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...