quarta-feira, 7 de março de 2018

Topinambos, a salvação da lavoura... e dos celíacos


Conheça o topinambo e aprenda a plantar, além de uma receita deliciosa 


Primeiramente, quero explicar que não é uma torta feita com uma tribo indígena obscura, mas sim com um tubérculo parente da batata, que pode substituir a dita cuja nas receitas caso a pessoa sofra com diabetes ou doença celíaca (intolerância a glúten).

Esse tubérculo andou esquecido por muito tempo, mas voltou a ser conhecido por ser uma versão saudável para pessoas com as doenças mencionadas. Conhecido também por girassol batateiro ou alcachofra-girassol, e nativo da América do Sul, o topinambo voltou a aparecer nas boas feiras livres e hortifrútis brasileiros. Antes de passar a receita, vou falar um pouco mais sobre os valores nutricionais e as vantagens de se usar o topinambo em receitas.

A planta do topinambo cresce bem em qualquer tipo de terreno; dá flores amarelo-ouro; e seus frutos são parecidos com sementes de girassol, mas a parte que se come é a raiz (tubérculo), que ao invés de armazenar amido, contém a inulina, um carboidrato que, quando cozido, se decompõe em moléculas de frutose, que é muito usada na indústria alimentícia.

Para os amigos da HORTA!!

A planta é rústica, de fácil cultivo e de elevado rendimento, mesmo em solos pouco férteis. É muito resistente ao calor e ao frio, sendo inclusivamente resistente a geada, a doenças e a predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha, de 60×40 cm, no início da primavera. Aliás, a plantação dos topinambos é tão simples, que os restos de colheita deixados na terra germinam no ano seguinte e a planta é tão resistente que pode ser usada como cerca de hortas, aparando os ventos fortes, porque ela “enverga, mas não quebra”.

Para quem quer mais saúde na alimentação

As propriedades de topinambo são dadas pela presença de muitos nutrientes, especialmente de ferro e de potássio, e de fibra, além da já mencionada inulina, que além de virar frutose, aumenta a sensação de saciedade e auxilia o trato intestinal.

O topinambo reduz o açúcar no sangue, reduz os gases intestinais, promove o crescimento de bactérias benéficas no cólon, reduz os níveis de mau colesterol no sangue e triglicérides. Além disso, o tubérculo é rico em ferro, que aumenta a oxigenação do sangue por se tornar parte da hemoglobina; e potássio, que tem propriedades vasodilatadoras, equilibrando a pressão arterial sanguínea e regulando o batimento cardíaco.

Para quem só quer comer coisas gostosas


Para quem ainda não conhece, o topinambo pode ser comido cozido em água, como batatas, preparado em purê, cru (ralado) com molho vinagrete, frito, enfim, pode substituir a batata muito bem.  Para descascar use aquelas escovinhas de plástico, pois a forma indefinida do topinambo dificulta o trabalho com facas e descascadores.



Pizza de muçarela com topinambos

Ingredientes

500 gramas de topinambos (girassol batateiro)
3 bolas de muçarela fresca
1 massa folhada
tomilho

Preparação

Limpe os topinambos e descasque. Corte em rodelas, espessura mediana (nem fina, nem grossa). Por cima do papel manteiga, abra a massa folhada e faça furos com a ajuda de um garfo. Coloque por cima as rodelas de topinambos, deixando cerca de um centímetro livre na borda da massa.
Corte a muçarela em rodelas e coloque-as por cima dos topinambos. Polvilhe com tomilho seco. Leve ao forno por 20 minutos a 200°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...