quarta-feira, 21 de março de 2018

De um acidente, nasceu o iogurte


Alimento recomendado dos oito aos oitenta, o iogurte serve até para receitas

A palavra, iogurte, é originária da região da Turquia, e significa “tornar denso”. O alimento tem origem nos Bálcãs, região onde estão países como Grécia, Turquia, Albânia, Bósnia, Bulgária e outros, e nasceu meio que por acidente.

Algumas pesquisas científicas sugerem que a bactéria responsável pela criação do iogurte surgiu na superfície de uma planta e, muito provavelmente, o leite acabou se infectando com ela de alguma maneira. Essa bactéria fez o leite, que era guardado em jarras de barro, coisa de uns 8 mil anos atrás ficasse denso, mas comestível. Nascia um alimento de primeira linha, o leite fermentado.

Em escala industrial, a primeira produção é atribuída à empresa Danone, da Espanha, em 1919. Mas sua comercialização se iniciou a partir das descobertas de suas propriedades nutricionais pelo médico russo Ilya Mechnikov, Nobel de medicina em 1908.

Ilya constatou que o iogurte aumenta a longevidade, e é fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Mas não é apenas isso. Seu consumo regula o sistema imunológico, e é uma excelente fonte de cálcio, sendo recomendado a crianças em fase de crescimento e mulheres a partir dos 30 para prevenção de osteoporose.

Mas, vamos ao que interessa, porque iogurte não é só aquela coisa que a gente bate com leite e fruta pra fazer vitamina, ele também serve para usar em receitas, muitas vezes substituindo um ingrediente mais “gordo” por uma opção saudável!

Por exemplo, vai receber uns amigos em casa, faça um patê, mas ao invés de usar maionese, ponha iogurte sem sabor.


Vai fazer um jantar? Que tal fazer um molho de iogurte para a salada, ou um molho rosé para a sua massa? Ou um molho quente de iogurte para acompanhar um peixe? Dê asas à sua imaginação e coloque essa opção saudável nas suas receitas.

Sobremesa? Faça um bolo de iogurte ou uma frozen iogurte com calda de frutas. Ideias não faltam!
Ah! Para os intolerantes a lactose, sempre há a versão sem lactose nos mercados, ou ainda as versões de soja. Não se reprima!

Ah! Já que os smoothies estão na moda, use iogurte na preparação deles. Basta olhar uma das receitas que já passei neste blog (Se refresque com o smoothie perfeito, de Novembro/2017) e tenha à mão uma sobremesa/bebida saudável, deliciosa, refrescante e perfeita, que você faz com o saudável iogurte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...