sexta-feira, 16 de março de 2018

Geleia caseira de gengibre


Deliciosa e com aquele ardidinho que só o gengibre proporciona!


Hoje não quero escrever sobre o meu triste país, nem o meu triste mundo. Então vou passar uma receita, que um amigo muito querido me passou. Vou dizer que fiz uns testes e vou passar duas versões da receita original. Na que ele passou, coloca-se maçã, mas não gostei da consistência que me pareceu mais com cara de purê do que de geleia.
Ah! A receita original dizia “sem açúcar”, mas leva rapadura, que é açúcar antes do refino, portanto, tem açúcar sim! Eu usei mascavo na receita que achei que deu mais certo e rapadura na que leva maçã. O gosto (das duas versões) é excepcional! Escolha a sua.


Ingredientes
200g de gengibre fresco
200g de rapadura (ou açúcar mascavo)
1 limão
1 maçã média (duas bandejas de morangos)

Modo de Preparo
O primeiro passo é descascar o gengibre e a maçã e cortá-los em pequenos pedaços.
A rapadura também precisa ser cortada em pedaços pequenos ou ralada.
Então você vai levar ao fogo baixo esses três ingredientes, o gengibre, a maçã e a rapadura.
O ideal é que seja uma panela de fundo pesado. Mexa constantemente.
Assim que começar a engrossar e os pedaços de gengibre estiverem macios, desligue o fogo e coe a geleia. O que foi coado voltará à panela.
Neste momento, acrescente raspas de limão e, em seguida, esprema-o para retirar o suco, que irá para um recipiente separado e ficará reservado.
Agora você vai cozinhar até dar o ponto de geleia (desligue o fogo um pouco antes desse ponto, pois ela engrossa bastante quando esfria), acrescente o suco de limão e misture bem.
Ponha a geleia em um pote de vidro esterilizado e guarde-a em temperatura ambiente ou se quiser conservar melhor, deixe na geladeira.

Versão da Rita
Descasque o gengibre e ponha para cozinhar na água com rapadura ou açúcar mascavo. Espere amolecer e coe. Coloque os morangos e um pouco da água que cozinhou e vá deixando apurar, até usar todo o líquido do cozimento do gengibre. Coloque o suco do limão e deixe engrossar. Nem preciso falar do vidro esterilizado para conservar a geleia...Ah! A foto acima é das minhas duas versões. Os vidros são reaproveitados porque não faço isso profissionalmente. E a geleia fica delícia com queijo minas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...