quinta-feira, 29 de março de 2018

Cadê meu peixe de semana santa?


Mais umas histórias e uma receita deliciosa com atum

Estamos na Quinta-feira Santa, dia que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e no qual temos os cerimoniais do lava-pés, no qual Cristo deixa claro que quem quiser ser grande tem que servir e não ser servido. Há ainda a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos. Não esqueçam que era a noite do Seder e eles celebravam a véspera da libertação do cativeiro egípcio.

Mas, vamos falar de comer peixe ao invés de carne vermelha na sexta-feira. E antes que algum engraçadinho me pergunte se peixe dá em árvore, eu já respondo: assim como os judeus, dos quais herdamos muitos costumes, mesmo não admitindo, não consideramos peixes na mesma categoria dos animais como bois, porcos, cordeiros etc. Bobagem? Sim.

Mas, na verdade a sexta-feira Santa é considerada dia de “Jejum e Abstinência”. E isso significa, via de regra, pão e água, nada de prazeres mundanos, e muita oração. Os tempos mudaram, e as pessoas também (não necessariamente para melhor). Daí chega a semana santa e vira um festival de gente comprando todos os tipos de peixes e frutos do mar, e os preços na estratosfera.

Aí chegamos à minha receita pessoal para esse dia sagrado. Já que 99% das pessoas vai fazer bacalhau (que eu detesto como já deixei bem claro!), vou usar atum, e de latinha, para fazer um delicioso quibe de forno!

E antes de passar a receita, quero avisar aos amigos que postam receitas, informações sobre a semana santa etc., que o termo “peixes e bacalhau” é uma bobagem. BACALHAU É PEIXE!
E vamos ao quibe!

Quibe assado de atum

Ingredientes

500 g de trigo para quibe
2 latas de atum sólido
1 maço de hortelã
1 cebola picada
1 pimenta
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de manteiga
Margarina para untar a forma


Preparo
Deixe o trigo de molho por umas três horas; depois escorra e amasse com as mãos para deixar com quase nada de água.
Junte o azeite, a cebola, a pimenta, a hortelã, o alho, tempere com sal a gosto e bata no liquidificador (reserve)
Misture os temperos batidos no liquidificador com o trigo e o atum
Unte o refratário que irá ao forno com margarina e coloque a massa do quibe. Se quiser incrementar, pode rechear com pedaços de amêndoas para dar uma textura crocante. Por último passe a manteiga em cima da massa e leve para assar durante aproximadamente 30 minutos.
Eu vou servir com uma salada de tomate e rúcula, temperadas com um molho que leva um limão, azeite, sal, mostarda e um dente de alho espremido. É delícia não só para a sexta-feira Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...