sexta-feira, 9 de março de 2018

Hoje acordei com vontade de comer bolinhos


Aprenda a fazer falafels deliciosos

Para quem não conhece, falafel é um bolinho originário do Oriente Médio, feito com grãos-de-bico ou favas moídos; misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. É uma versão do acarajé feito com outro tipo de grãos (o acarajé é feito com feijão fradinho), e ao invés de fritar no dendê, usa-se outro óleo vegetal.
Servido como aperitivo, entrada ou acompanhamento, o falafel também pode ser temperado ao gosto do freguês. Use cúrcuma, coentro, salsa e cominho, e desfrute dessa deliciosa receita, que mesmo levando ingredientes saudáveis, é bem calórica. São mais de 300 calorias para cada 100 gramas.

Ingredientes


400 g de grão de bico (de preferência aqueles já cozidos em lata ou embalagem tetrapak)
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
pimenta
salsa
coentro
1 colher de chá de cúrcuma
2 colheres de chá de cominho
óleo pra fritar

Preparação


Numa tigela, coloque os grãos de bico (já coados), a farinha, a cebola e alho bem picados. Coloque também a salsa, coentro, e os temperos (cúrcuma e cominho).
Com um espremedor de batata (do tipo pilão), amasse até formar uma massa não muito fina, pois os pedaços deverão ficar grosseiros.
Faça então as bolas no formato de almôndegas um pouco maiores, ou como os italianos dizem: porpetas.
Frite-as em frigideira funda com bastante óleo ou na fritadeira durante 3 minutos.

Ah em caso de pessoas celíacas, há uma versão sem glúten. Nesse caso, não se usa a farinha e os grãos-de-bico são secos e devem ficar de molho por 24 horas para dar a textura certa aos bolinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...