segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Bolo pudim de chocolate


Na dúvida entre pudim e bolo de chocolate? Faça os dois... Juntos!

Um dia desses, caminhando pelo meu antigo bairro, encontrei uma ex-vizinho, confeiteiro  da padaria local. Entre muitas conversas, do tipo: “como vão os filhos?” etc. me lembrei de uma guloseima que ele fazia e eu adorava, e depois de muito ‘disse me disse’, eu o convenci a me ensinar.

Descobri que não tem nenhum segredo do outro planeta. E que é o tipo de doce para quem está na duvida entre fazer bolo de chocolate ou pudim de leite.

Esta é uma receita deliciosa, mas, perdão aos diabéticos e para quem está de dieta, mas não tenho versão light/diet.

Ingredientes

Caramelo:
1 xícara de açúcar

Pudim:
Uma lata de leite condensado
Duas xícaras de leite
Três ovos

Bolo:
1/2 xícara de margarina
Uma xícara de açúcar
Três ovos
Uma xícara e meia de farinha de trigo
Uma colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de cacau em pó

Preparação

Caramelize uma fôrma com 30 cm de diâmetro com furo central com o açúcar (toda ela).

Pudim: bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos.
Despeje na forma já caramelizada.

Bolo: bata bem na batedeira a margarina com o açúcar e os ovos. Junte a farinha de trigo, o cacau, o fermento e o leite, até obter uma massa homogênea.

Despeje essa massa do bolo na forma já com o caramelo e o pudim
Leve ao forno quente, preaquecido, em banho-maria por cerca de 1 hora ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia seco.

Deixe esfriar e leve à geladeira. Só desenforme quando estiver gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...