quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Sopa de legumes, bacon e calabresa


Está frio e eu quero comida gorda!

Se ainda não deu para perceber nos meus artigos, está frio na Grande São Paulo e, graças aos céus, voltou a chover, ainda que em quantidade insuficiente. Mas minhas plantas estão felizes e verdinhas, quase pulando dos vasos, mas como disse um primo, elas não vão pular porque estão plantadas.

Mas, se por um lado eu fico muito feliz porque gosto do frio e gosto da chuva, por outro lado, o clima aumenta minha necessidade por comidas gordas, como essa sopa de legumes que não é nada saudável, mas é boa pra caramba. E só não exagerar que vai ficar tudo bem.
Ah! Essa é uma sopa pedaçuda, portanto macarrão ou arroz são opcionais. Eu prefiro sem nada.

Ingredientes

Cerca de 200 g de bacon cortado em pedaços pequenos
Um gomo de linguiça calabresa
Um pacote de vegetais congelados (batata, cenoura, ervilha, e vagem)
Quatro mandioquinhas
Uma cebola picada em pedaços grosseiros
Três dentes de alho picados miúdo
Vinagre balsâmico

Preparo

Em uma panela grande ponha um fio de azeite e comece por fritar o bacon. Quando estiver começando a dourar ponha as calabresas picadas. Vá fritando com a panela tampada. Após um tempo (quando estiverem dourados), deite fora o óleo, deixando quase sem nada. Ponha o alho para refogar e depois a cebola. Quando estiver refogado, junte duas colheres de sopa de vinagre balsâmico e as mandioquinhas já limpas (sem casca), inteiras.

Não esqueça que mandioquinhas costumam desmanchar. Ponha um litro de água e deixe cozinhar. Quando as mandioquinhas estiverem no ponto de cozimento, acrescente os vegetais congelados e deixe mais uns 15 minutos em fogo baixo, cuidando para completar a água que evaporou.
Desligue e sirva quente. No meu caso, só vou tirar da panela, direto para o prato!

Obs.: se quiser acrescentar macarrão ou arroz, coloque depois de cinco minutos dos vegetais congelados. E se sobrar, congele em pequenos potes. É uma sopa que alimenta um batalhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...