quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Salmão grelhado com alho frito e molho de leite de coco


Pessoas queridas. Hoje estou num dia corrido daqueles, mas não posso me furtar de passar uma receita básica de algo que amo (!): Salmão. Peguei a receita em um site de empresa alimentícia e, confesso, tive que adaptar. Isso porque o site é para vender aqueles caldos de peixes, carnes etc. industrializados. Como sou hipertensa tenho que tomar muito cuidado no sal e esses “caldos”, que são gostosos, eu sei (!), mas fazem um mal danado para quem tem que controlar o sódio.

Eu substituí o caldo por um caseiro de pimentão e coentro. Mas, se vocês quiserem, podem usar um do tipo sabores do nordeste.

Outra coisa que me veio à cabeça é que minha sobrinha (e xará) vai detestar a receita porque ela não gosta de nada que tenha coco na receita. Mas eu adoro e sei que tem muita gente que gosta também. Como o molho é feito à parte, é só não misturar e comer o peixe grelhado com alho.

Ingredientes

Quatro postas de salmão fresco
Sal, pimenta-do-reino branca, alecrim a gosto.
Quatro colheres (sopa) de suco de limão
30 ml de azeite de oliva extra virgem
Cinco dentes de alho cortados em rodelinhas finas
Dois vidros de leite de coco
3/4 de xícara de chá caldo feito com água, pimentão e coentro (ferva bem para tirar os sabores e reserve depois de coado).

Preparação

Tempere as postas de salmão com o sal, a pimenta-do-reino branca e o alecrim. Regue com o suco de limão e deixe tomar gosto por 30 minutos.
Numa panela, coloque os dois vidros de leite de coco e o caldo de coentro e pimentão (ou o do nordeste). Acerte o sal e deixe em fogo baixo para que reduza, até um ponto cremoso (se quiser bem consistente é só deixar mais tempo, que ele vira um creme). Reserve em local que mantenha aquecido (sem cozinhar mais), tipo estufa.
Numa frigideira antiaderente coloque o azeite e aqueça. Coloque o alho e deixe dourar. Retire o alho, reduza o fogo e grelhe as postas de salmão neste azeite. Deixe aproximadamente 4 minutos de cada lado, para não torrar.

Montagem 

Coloque a posta de salmão grelhada, polvilhe algumas rodelas de alho frito por cima e espalhe um pouco do molho em volta.
Sirva com arroz branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...