terça-feira, 21 de agosto de 2018

Pão de ló caseiro a três dias do aniversário


Estou a três dias do primeiro aniversário do blog e pensando se vou fazer bolo ou não. Mas... o que estou falando? É claro que vou! Resolvi arriscar com uma receita de pão de ló. Confesso que minhas tentativas nunca foram muito bem-sucedidas. Mas os leitores do blog merecem que eu me esforce por melhores resultados!

E como uma receita, pra mim, não é apenas uma receita, fui procurar a origem do pão de ló, e descobri que, além de ser chamado de bolo esponjoso, foi criado pelo cozinheiro genovês Giovanni Battista Cabona, em meados do século XVIII. Sua receita original era feita com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento ou xarope.

Como nunca coloquei xarope em bolo, fiquei matutando, se não seria essência de alguma coisa. Mas nem todo bolo leva isso, então fiquei na mesma.

Outra coisa que descobri é que o nome muda em alguns países. Na Itália, como o doce foi feito em homenagem ao rei de Espanha, leva o nome de “Pan do Spagna”; em Portugal, várias regiões têm suas versões e nomes para o bolo, e como estes levaram pelo mundo afora essa receita, ela chegou até aos confins do oriente, e no Japão, se tornou um dos doces mais típicos, o Kasutera.

A inovação dessa receita se deve justamente pelo modo de preparo da massa que é rica de ovos, com pouca farinha e muito açúcar. Mas até hoje não entendi como cresce sem fermento, nem porque se chama pão de ló. Deve ser porque ló é o outro nome daqueles tecidos fininhos e leves usados pelas indianas em seus Sáris. Mas não sei se é isso. E também não sei com que vou rechear o bolo de aniversário.

Alguma ideia? Ou faço uma cala à parte para servir junto?

Ingredientes

12 ovos
375 g açúcar
150 g farinha

Preparação

Bata durante 5 minutos as gemas com o açúcar.
Adicione a farinha e bata mais uns dois minutos para deixar tudo bem fofo.
À parte bata as claras em neve e envolva delicadamente no preparado anterior.
Despeje a massa numa forma untada e polvilhada. Leve ao forno (pré-aquecido) por 30 minutos a 180°C. Faça sempre o teste do palito. O bolo pode ficar pronto antes do tempo indicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...