quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Cassata e o doce sabor da minha infância


Hoje acordei mito agitada, com expectativas a respeito de muitas coisas que deveriam acontecer de modo mais fácil. Aí me sentei no computador, li as notícias do mundo, que estão um horror, e fui aprender um pouco mais sobre essa minha atividade blogueira.

Uma grande amiga, agora “se virando nos 30” em outro país e mostrando que não é fácil, escreveu em uma postagem de trabalho que bloggers precisam mostrar conteúdos relevantes todos os dias. Eu tento. Mas nem sempre sou bem sucedida.

Hoje, por exemplo, vou falar de uma coisa que a gente comprava pronto quando eu era menina, mas que desapareceu porque as empresas deixam de fabricar.

Cassata é um doce de origem italiana, feito com sorvete, creme de leite e frutas cristalizadas. Mas esse é um doce que cada um pode adaptar às próprias vontades, como usar sorvete diet, ou fazer com sorvetes de outro sabor, ou ainda substituir as frutas por castanhas.

Enfim, façam como quiserem, e a receita é a original de família. Mas lembrem-se de que é sobremesa para várias pessoas. Na minha família éramos seis, e não sobrava.
Deliciem-se! 

Ingredientes

Duas xícaras de sorvete de creme
Uma xícara de sorvete de chocolate
Uma xícara de creme de leite fresco
Três colheres (sopa) de frutas cristalizadas e passas
Duas colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
100 gr. de chocolate meio amargo
raspas de casca de um limão
Uma clara de ovo
Cerejas ao marasquino
Papel manteiga


Preparo

Cubra uma forma de pão com o papel manteiga, prendendo com fita adesiva nas laterais para firmar bem. Tem gente que prefere untar com óleo, mas eu acho que deixa gosto.
Espalhe o sorvete de creme, formando a primeira camada e leve ao congelador para endurecer;
Coloque o sorvete de chocolate, formando a segunda camada e leve novamente ao congelador para endurecer;
Bata o creme de leite em forma de chantilly e reserve;
Bata a clara em neve, junte as raspas do limão e açúcar;
Misture, delicadamente, a clara em neve ao chantilly e acrescente as frutas cristalizadas;
Coloque esta mistura sobre a camada de sorvete de chocolate e leve ao congelador por seis horas;
Vire sobre um prato e enfeite com o chocolate ralado, cerejas ao marasquino e chantilly. Sirva em fatias.

Obs. As fotos são de duas cassatas diferentes. A segunda é com amêndoas e sem cerejas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...