terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Arroz com polvo ao forno

Arroz e frutos do mar são parceiros na cozinha

Para quem quer fugir um pouco do arroz com frutas secas, ou das comidas típicas (peru, chester, tender), segue uma deliciosa sugestão de arroz com polvo, que serve para as festas, mas também para outras ocasiões.

Ingredientes

- 1 polvo grande cortado em pedaços
- 450 gramas de arroz
- 2 colheres de azeite de oliva
- 50 gramas de manteiga
- 2 cebolas médias
- 1 dente de alho
- 3 tomates sem pele e sem sementes
- sal
- pimenta malaguetinha a gosto picada sem sementes
- 1 colher de sopa de vinagre vinho tinto
- 1 maço pequeno de coentro
- ramos de alecrim
- azeitonas

 Preparação

Num panela wok (ou tacho de moqueca) coloque o azeite e a manteiga, junte a cebola picada e o alho. Quando a cebola começar a amolecer, junte o coentro e o alecrim, tempere de pimenta.
Deixe refogar por 2 minutos e adicione o vinagre, o tomate e o polvo cortado com espessura de 1 cm, com o tacho tampado deixe ferver durante 15 minutos, tempere com sal e adicione um pouco de água fervente;  tampe novamente e deixe ferver durante 30 a 40 minutos, dependo do tamanho do polvo e da intensidade do fogo médio do seu fogão, acrescentando mais água fervente sempre que necessário para substituir a que se evapora.
Terminando esse tempo, verifique se o polvo está cozido e complete com água até perfazer duas vezes o volume do arroz. Veja se precisa de mais sal ou de mais temperos. Quando levantar fervura, ponha o  arroz, misturando bem.
Quando recomeçar a ferver, leve a panela/tacho ao forno pré-aquecido até cozinhar o arroz.Salpique alguns ramos de cheiro verde antes de servir e jogue as azeitonas para decorar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...