domingo, 3 de dezembro de 2017

Vai comer cru o quer que eu cozinhe?

Crus ou Cozidos, como consumir melhor seus alimentos?

Existem várias opções de alimentos que são comidos crus. Tecnicamente, a grande maioria pode ser consumida in natura. O peixe, por exemplo, pode ser comido no sashimi, a carne pode virar um tartare ou um carpaccio,mas também temos o exemplo do quibe cru, mesmo que muitos mostrem resistência a consumir esses alimentos.
Mas não estamos aqui para falar de alimentos que se comem crus apenas para não ligar o fogão, mas sim de comidas que conservam melhor seus nutrientes quando cruas.
Primeiramente, saibam que existem adeptos dos alimentos crus. Esta prática chama-se crudismo ou ainda "alimentação viva", ou seja, nada de comida cozida ou assada. Esta alimentação inclui sementes e grãos germinados, castanhas, frutos frescos e secos (hidratados), verduras e legumes.


Mas afinal, será que todos os vegetais/legumes devemos comer crus?


Embora possamos consumir a maioria crua, para não alterar algumas vitaminas, a ciência comprova que ao cozinhar, algumas substâncias tendem a ser assimiladas facilmente pelo nosso organismo. O cozimento aumenta as propriedades antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento e doenças como o câncer e os problemas cardíacos. Cozinhar mata bactérias e outros micro-organismos prejudiciais.

O que fazer então? Vamos ao fogão ou não?

Use o bom senso. Consuma das duas maneiras, cruas e cozidas. Dê sempre preferências às frutas e
legumes da estação, pois seu sabor será mais intenso. E veja uma pequena lista de alimentos que elaborei para vocês saberem qual a melhor maneira de consumi-los: crus, cozidos, ou os dois.

1. Cenoura: rica em betacaroteno e fibras, essa raiz é também uma boa fonte de agentes antioxidantes e vitaminas A, C, K e B8. Também possui ácido fólico, potássio, ferro, cobre e manganês. Podem ser consumidas cruas ou cozidas, sendo que cada uma das formas preserva melhor alguma das propriedades.

2. Tomates: são a principal fonte do antioxidante chamado licopeno, que reduz o risco de doenças do coração e do câncer. Também é uma grande fonte de vitamina C, potássio, ácido fólico e vitamina K. Podem ser consumidos cozidos, para aproveitar o licopeno, ou crus, para absorver melhor as vitaminas.

3. Alface: é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila. Tem a função de alcalinizar e desintoxicar, atuando bastante sobre as funções do fígado. Rica em vitaminas A e C, contém muitos sais minerais, como enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício. Consuma crua. Aliás, esse é o único alimento que não deve ser cozinhado, pois suas propriedades só se mantêm quando estão in natura.

4. Alho: para obter os benefícios de combate ao colesterol e triglicerídeos, além de auxiliar na redução da pressão arterial, prevenção da trombose e a proteção do coração deve ser comido cru.

5. Rúcula: ótima fonte de proteína e minerais como ferro, potássio, fósforo, manganês, cobre, zinco e magnésio. É uma verdura fibrosa atuando nos intestinos. Coma crua!

6. Pepino: boa fonte de vitamina K e molibdênio, também apresenta boas quantidades de ácido pantotênico e fibras. Possuem vitamina C, vitamina B1, biotina, carotenoides, potássio, cobre, magnésio, manganês, fósforo, sílica e flavonoides. As propriedades medicinais mais proeminentes do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa. Comer cru é a melhor maneira de aproveitas seus benefícios.

7. Brócolis: rico em cálcio, esse alimento é uma fonte alternativa do mineral para quem sofre com intolerância à lactose. O vegetal também é rico em fibras alimentares, potássio, zinco, sódio, ferro e vitaminas A, C, K e do complexo B. A melhor maneira de consumi-lo é cru. Pode parecer estranho, mas eles são mais digestivos quando crus, mas também podem ser cozidos no vapor para preservar suas propriedades.

8. Espinafre: essa é uma hortaliça que ajuda a prevenir anemias e câncer de cólon, pois é rica em ácido fólico e antioxidantes. Ajuda na visão, protege a pele contra o envelhecimento precoce, e é rica em vitaminas A, C e E. Pode ser consumida crua ou cozida.

9. Abóbora:  rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas
A, C, E e complexo B. O alimento contém, ainda, fito nutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. O consumo de carotenoides protege o organismo de doenças cardíacas e previne o câncer. Coma cozida, mas nada impede de comer abóbora crua, fatiada e marinada em azeite e limão.

10. Aspargos: Ricos em vitamina A, C, zinco, manganês e selênio, são antioxidantes e auxiliares na renovação celular e no combate ao envelhecimento precoce. As vitaminas são benéficas para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência a doenças oculares associadas à idade, como degeneração muscular e catarata. Consuma cozidos

11. Pimentas Vermelhas: além da capsaicina, a pimenta fresca é fonte das vitaminas A e C, e de flavonóides como o betacaroteno e luteína. Apesar da fama, pimentas são auxiliares da digestão. Elas aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer, controlam o colesterol; combatem a diabetes; atuam no sistema circulatório; aliviam a dor; e têm ação anti-inflamatória.  Cruas ou cozidas, a pimentas são benéficas. 

12. Cogumelos: ricos em zinco, potássio e vitamina D, excelente fonte de vitaminas do complexo B, de minerais e de fibras vegetais. Cogumelos auxiliam na perda de peso; melhoram o funcionamento do intestino; aumentam a imunidade e fazem bem ao coração. Coma cozidos, mas prefira comprar cogumelos frescos para cozinhar em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...