quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Bolo de chocolate com fondant

Mais uma sobremesa festiva

Acabei de postar um artigo falando das despesas extras que temos em janeiro. Como eu acho que amarguei a festa de fim de ano do povo, vou mandar mais uma receita de doce para acompanhar os festejos. É um bolo de chocolate simples, que pode ser incrementado ao gosto do freguês. Adoro fondant!!

Ingredientes

Quatro gemas;
Duas xícaras (chá) de açúcar;
 1/2 xícara (chá) de óleo;
Duas 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
Uma xícara (chá) de chocolate em pó;
 1/2 xícara (chá) de leite;
 1/2 xícara (chá) de suco de laranja natural;
Duas colheres (sopa) de raspas de laranja;
Uma colher (sopa) de fermento em pó;
Quatro claras em neve;
Margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma.

Preparo

Bata as gemas com o açúcar até virar um creme de cor clara. Adicione o óleo e a farinha e continue batendo a massa. Acrescente o chocolate, o leite, o suco e as raspas de laranja. Bata bem a massa e acrescente o fermento em pó. Bata rapidamente e desligue a batedeira. Misture as claras em neve, mexendo delicadamente. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma grande de buraco no meio. Despeje o bolo na forma. Asse no forno preaquecido durante aproximadamente 45 minutos ou até um palito sair seco depois de espetado no meio do bolo. Não abra o forno antes de 30 minutos.
Espere esfriar um pouco e desenforme o bolo.
Cubra o bolo com Fondant preparado com 500 gramas de açúcar de confeiteiro; ½ xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. Coloque a manteiga e o leite num refratário e leve ao fogo, em banho-maria. Vá acrescentando aos poucos o açúcar, mexendo sempre. Cozinhe durante 10 minutos ou até que fique líquido.
Aproveite que é tempo de festas e decore com algumas nozes ou avelãs. Quando o bolo esfria o fondant vira uma crosta de açúcar que desmancha na boca. É delicioso!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...