Saiba que cuidados tomar ao dirigir sob chuva
Problema número 1: quando o motorista se vê no meio da rua durante uma tempestade.
Neste caso, é preciso seguir alguns conselhos que não transformam o carro num
barco, mas evitam gastos no mecânico.
Ao chegar à borda de uma grande área inundada, o motorista deve
parar um pouco e observar os carros que já estão na água. Se ela estiver
batendo na altura da metade das rodas, o melhor é desistir da travessia,
encostar num canto, longe de bueiros e torcer para o nível da água não subir
mais. O conselho vale especialmente para sedãs e esportivos importados, que têm
a tomada de ar para o motor muito baixa.
Se atravessar a água for absolutamente necessário, o motorista
deve esperar o carro da frente seguir adiante, deixando uma boa área livre
entre um automóvel e outro. Para entrar na água, deve-se engrenar uma marcha
reduzida (de preferência a primeira) e ir sempre em frente em baixa velocidade,
mas mantendo aceleração constante. Isso evita que a água bloqueie o
escapamento. Não se deve trocar a marcha dentro da água. É bom ficar longe dos
ônibus, evitando as marolas.
A parte central da pista é mais alta e, portanto, a mais segura.
Além disso, os bueiros (muitas vezes sem tampas) ficam próximos ao meio-fio. Se
o carro enguiçar, o melhor é não insistir em dar a partida e empurrá-lo até uma
parte seca. A pane pode ter sido causada pelo calço hidráulico, ou seja: a água
invadiu a câmara de combustão e travou o motor.
Nesse caso, o pior a fazer é tentar ligar o carro
Como a água não pode ser comprimida, as bielas empenam e podem até
quebrar depois de algum tempo. Nenhum fabricante oferece garantia para este
problema.
O que fazer após a água baixar
Motor: Ao se tirar a lama do compartimento do motor, é preciso ter muito
cuidado com o módulo da injeção eletrônica. Jatos de água podem danificar os
contatos do componente.
Carpete: Se ficou úmido, é bom secá-lo logo com panos e jornais e, se
possível, deixar o carro com os vidros abertos para tirar o cheiro de mofo.
Bancos e laterais: Alguns postos e empresas fazem a limpeza do estofamento com
produtos químicos. Quando entra muita água e lama no carro, o jeito é desmontar
tudo.
Freios: Se o carro tiver ficado muitas horas submerso, é preciso até uma
limpeza dentro dos tambores de freio, além da troca do fluido.
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