sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Chegaram as chuvas: dirija com cautela

Saiba que cuidados tomar ao dirigir sob chuva


A recomendação a seguir parece óbvia, mas funciona: evite sair com o carro nos dias em que a chuva alaga a cidade. Como ninguém aqui é filho de pai rico e tem que trabalhar, mesmo em dias de chuva, vou dar algumas recomendações para diminuir os riscos.

Problema número 1: quando o motorista se vê no meio da rua durante uma tempestade. Neste caso, é preciso seguir alguns conselhos que não transformam o carro num barco, mas evitam gastos no mecânico.
Ao chegar à borda de uma grande área inundada, o motorista deve parar um pouco e observar os carros que já estão na água. Se ela estiver batendo na altura da metade das rodas, o melhor é desistir da travessia, encostar num canto, longe de bueiros e torcer para o nível da água não subir mais. O conselho vale especialmente para sedãs e esportivos importados, que têm a tomada de ar para o motor muito baixa.

Se atravessar a água for absolutamente necessário, o motorista deve esperar o carro da frente seguir adiante, deixando uma boa área livre entre um automóvel e outro. Para entrar na água, deve-se engrenar uma marcha reduzida (de preferência a primeira) e ir sempre em frente em baixa velocidade, mas mantendo aceleração constante. Isso evita que a água bloqueie o escapamento. Não se deve trocar a marcha dentro da água. É bom ficar longe dos ônibus, evitando as marolas.

A parte central da pista é mais alta e, portanto, a mais segura. Além disso, os bueiros (muitas vezes sem tampas) ficam próximos ao meio-fio. Se o carro enguiçar, o melhor é não insistir em dar a partida e empurrá-lo até uma parte seca. A pane pode ter sido causada pelo calço hidráulico, ou seja: a água invadiu a câmara de combustão e travou o motor.

Nesse caso, o pior a fazer é tentar ligar o carro

Como a água não pode ser comprimida, as bielas empenam e podem até quebrar depois de algum tempo. Nenhum fabricante oferece garantia para este problema.

O que fazer após a água baixar

Motor: Ao se tirar a lama do compartimento do motor, é preciso ter muito cuidado com o módulo da injeção eletrônica. Jatos de água podem danificar os contatos do componente.
Carpete: Se ficou úmido, é bom secá-lo logo com panos e jornais e, se possível, deixar o carro com os vidros abertos para tirar o cheiro de mofo.
Bancos e laterais: Alguns postos e empresas fazem a limpeza do estofamento com produtos químicos. Quando entra muita água e lama no carro, o jeito é desmontar tudo.

Freios: Se o carro tiver ficado muitas horas submerso, é preciso até uma limpeza dentro dos tambores de freio, além da troca do fluido.

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