quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O que fazer das sobras de comida?

Use os restos de carne

Desculpem caros leitores se ando meio desconectada, mas problemas pessoais andam me castigando e eu mesma estou me sentindo um resto. Mas, mesmo restos têm sua chance de brilhar, e no caso desse pequeno artigo, vou chamar a atenção para aqueles restos de carne que vão se acumulando no refrigerador e que a gente acaba jogando fora.
Como minha mãe me criou acreditando que jogar fora é desperdício, e que desperdício é pecado, vou passar umas dicas de reaproveitamento que farão seus restos virarem as estrelas da próxima refeição. No caso da carne, você pode fazer croquetes, pastéis etc. Ou pode seguir uma dessas receitas...

Espaguete com molho de carne

Ingredientes

Pegue o resto de carne que você assou, fritou, cozinhou, enfim! O resto que está na geladeira que sobrou de alguma refeição.
50 ml de azeite
1/2 caldo de carne
1 colher de alho granulado (sobremesa)
50 ml de polpa de tomate
50 ml de vinho tinto
Sal (a gosto)
Pimenta branca moída (a gosto)
5 folhas de manjericão picadas
1 colher de sopa de farinha
60 ml de leite
Queijo parmesão ralado
Espaguete cozido

Preparação

Num tacho coloque o azeite, o caldo de carne, o alho e leve ao fogo até que o caldo se desmanche. Acrescente então a polpa de tomate, a carne, o vinho e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe refogar um pouco. Polvilhe o molho com a farinha, mexa para que se misture bem e regue lentamente com o leite, mexendo sempre (se achar que fica um molho muito grosso pode por mais um pouco de leite).
Ponha o manjericão e misture, adicione por fim o espaguete ao molho, envolva tudo muito bem e coloque num prato de servir, polvilhado com parmesão.

Empadão de restos de carnes

Ingredientes

Restos de qualquer carne cozida (pode trocar por frango, se quiser).
1 pedaço de linguiça (um gomo de calabresa)
1 cebola grande
2 dentes de alho
Batatas
3 cenouras grandes
Espinafre o quanto baste
1 gema de ovo (ou queijo ralado se preferir)
Azeite
1 folha de louro
Sal
Pimenta branca
½ lata de creme de leite espesso

Preparo

Descascar as batatas e as cenouras. Ralar o mais grosso possível. Cozer (mas não em excesso) em água temperada com sal. Escorra e reserve.
Desfiar a carne e a linguiça bem miúdas. Reservar.
Levar uma panela ao fogo com o azeite, pimenta, louro, cebola e o alho picados finamente e deixar alourar. Retirar a folha do louro. Juntar então os espinafres lavados e bem escorridos. Tapar o recipiente e deixar cozinhar.
Pré aquecer o forno a 180º C.
Num refratário colocar na base uma fina camada de espinafres. Sobre ela, colocar a mistura da batata com a cenoura (deixar um pouco para formar a última camada). Outra de espinafre e coloque a carne picada. Alisar bem para acertar a camada e colocar o creme de leite para que misture entre as camadas. Para finalizar, nova camada de batata com cenoura, mais creme de leite bem espalhado. Por fim pincelar a superfície com uma gema de ovo bem batida.
Aqueça o forno e asse por uns 10 minutos para a nata entranhar bem e espere gratinar.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...