quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Ora vá plantar batatas



Plantar batatas requer algumas habilidades, mas não é difícil

No meu artigo de ontem, dei algumas dicas de tipos de batatas a para o que servem na cozinha, também falei que são nativas da América do Sul e que os Incas foram os primeiros a fazer melhoramentos nesse alimento, que, como eu já disse, é o 4º mais consumido no mundo!
O processo de plantar batatas é simples e fornece resultados incríveis, já que cada batata produz um grande número de tubérculos (raízes grossas) e é relativamente fácil de cultivar. Primeiramente, é bom saber que as batatas preferem climas temperados e amenos e se dão melhor em solos férteis com muita matéria orgânica. Também é bom saber que  esses tubérculos requerem regas frequentes e abundantes.
Para iniciar sua horta de batatas, você vai precisar, obviamente, de batatas para plantar; alguns vasos de 60 centímetros de altura ou um solo fértil; e terra comum misturada com composto, areia e água.

No Brasil o melhor período para plantar batatas vai de agosto a outubro

Vamos começar o plantio colocando as batatas em um tabuleiro, colocando-o em local fresco e com luz natural, umas seis semanas antes de plantar. Após alguns dias aparecerão brotos nas batatas, que serão as futuras plantas. Em cada batata aparecerão vários brotos. Para obter muitas batatas de pequeno tamanho, deixe cinco brotos por batata e elimine os restantes, arrancando-os. Se pelo contrário quiser batatas maiores, deixe três brotos (quanto mais separados melhor) por batata.

Se na sua região ocorrer geadas, as batatas devem ser plantadas depois desse período

A planta da batata necessita de solos férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica com uma
profundidade de 60 centímetros. Por isso, se plantar batatas em vasos, estes devem ter altura mínima de 60 cm.
Faça buracos distantes entre si (40 centímetros, mais ou menos) e introduza as batatas com os brotos para cima. As batatas devem formar uma ilha. Se quisermos plantar diferentes ilhas, devemos separá-las por 70 centímetros, que é a distância correta para que as plantas se desenvolvam bem.
Passe o verão (dezembro a março) regando as plantas regularmente, uma vez por semana com bastante água, e no início do outono (abril) a sua colheita está pronta. Se as folhas da planta estiverem murchas, então é porque precisam de mais água, e nessa situação pode regá-las com mais frequência.
Outro cuidado nesse período de cultivo é o de arrancar as ervas daninha que vão crescendo à sua volta. Verifique se as folhas das suas batatas apresentam buracos ou pontinhos amarelos, pois isso pode ser sinal de pestes, mas, como queremos batatas saudáveis, procure alguma receita orgânica para combater suas pragas. Você terá batatas saudáveis e as pessoas que vão comê-las agradecem a consideração.

sempre comemore suas colheitas

A colheita da batata pode ser feita quando as ramas estiverem amareladas e os tubérculos se soltarem com facilidade. Duas semanas antes da colheita, corte as plantas por cima da raiz deixando-as em cima do solo como proteção. Passadas duas semanas da remoção das plantas, limpe a terra dos tubérculos e cozinhe, frite, faça purê, refogue e coma suas próprias batatas.

Ah! Caso você queira saber qual batata usar nos seus pratos, não deixe de ler o artigo deste blog: “Ao perdedor as batatas!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...