quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Um couvert digno e fácil de fazer!



A caponata é um dos antepastos mais conhecidos no mundo

Para começar, vamos apresentar esse antepasto para quem nunca ouviu falar.  A caponata é um prato vegetariano preparado à base de berinjelas, tomates, vinagre, alcaparras e outros legumes.
Estudiosos da culinária mediterrânea dizem que o prato se originou na Catalunha, muito embora o nome caponata possa enganar os mais afoitos em linguística, pois leva as pessoas a pensarem nos “capos” (chefes) da máfia siciliana, onde o antepasto se popularizou, espalhando-se para várias partes do mundo aonde os imigrantes foram fazer uma nova vida.
Outras autoridades gastronômicas acreditam que a origem seja proveniente da palavra catalã caponada, cujo significado é “algo relacionado às videiras”. A receita de um prato muito parecido com a iguaria siciliana foi relatada pela primeira vez no ano de 1709. Mas, o mais provável é que a receita deve seu nome à latina “caupo” (taverna), o que traduziria o nome para  “comida de taverna”. Mas nada disso importa. O que importa é que caponata é uma delícia e é fácil de fazer!

Ingredientes

6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 berinjela grande, com casca, cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
• 1 abobrinha média cortada em cubos
1 cebola média cortada em cubos
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pimenta dedo de moça (sem as sementes) picada
• Pimenta do reino a gosto
• 2 colheres (sopa) de uvas passas
amarelas
• 2 colheres (sopa) de alcaparras

Preparação



Após picar e deixar todos os ingredientes prontos para o uso, aqueça uma panela média com o azeite e adicione o alho picado. Deixa fritar sem escurecer.
Acrescente a berinjela em cubos e deixe refogar, mexendo sempre, por alguns minutos, até murchar um pouco. Acrescente o pimentão amarelo e o vermelho, mexendo para misturar bem. Deixe refogando por uns minutos, para soltar um pouco de água dos vegetais. Depois acrescente a abobrinha picada, a cebola e o vinagre balsâmico.
Adicione o açúcar e misture, depois ponha o sal e a pimenta do reino.
 Acrescente a pimenta dedo de moça picadinha e as uvas passas amarelas e, por último as alcaparras.
Deixe refogar até adquirir a consistência desejada, mas não cozinhe demais, eles devem ficar "al dente". Faça a correção de sal e se necessário, adicione um pouco mais de vinagre balsâmico. Se quiser dar um sabor diferente, adicione anchovas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...