terça-feira, 19 de setembro de 2017

Chá ainda é o melhor remédio




Chá ainda é o melhor remédio

Estudos afirmam que chás reduzem níveis de açúcar no sangue


Não é de hoje que a humanidade usa o poder de um bom chá para aliviar uma dor, curar alguma doença, ou
apenas para dar conforto ao corpo e à alma. Chás têm acompanhado a evolução humana e ainda são uma boa alternativa para manter a saúde.
Um estudo sobre redução de níveis de açúcar no sangue foi realizado na China (um dos maiores produtores de chá do planeta), e identificou que o chá produzido a partir da Camellia sinensis (chá vermelho, chá verde e chá preto) tem os mesmos efeitos que um medicamento antidiabético.
Muito popular na cultura oriental há alguns milênios, seu consumo chegou até o ocidente trazido por mercadores persas no final da idade Média, lá pelo século XIV. Se popularizando depois e se tornando bebida nacional na Inglaterra.
Os que amam chás consomem a bebida por sua capacidade de acalmar e tranquilizar, mas a ciência tem descoberto que os chás e infusões têm muitas propriedades medicinais, incluindo a capacidade de reduzir o nível de açúcar no sangue.

Chá verde pode reduzir o nível de açúcar no sangue

 De acordo com testes realizados pelos pesquisadores, o chá verde tem o poder de melhorar o metabolismo, diminuindo os níveis glicêmicos, mas somente se for elaborado a partir das folhas secas, sem fermentar, advindo do arbusto Camellia sinensis.
Em um relatório sobre suas descobertas, publicado na “BMC Farmacologia”, os pesquisadores informaram que seus resultados oferecem ainda provas a mais sobre os efeitos antidiabéticos do chá verde. Este relatório serve de base para o estudo adicional sobre os mecanismos precisos de propriedades hipoglicêmicas deste chá.

Chá preto também pode reduzir o nível de açúcar no sangue

Parente próximo do chá verde, o chá preto é preparado com folhas secas da Camellia sinensis, porém, estas folhas são fermentadas. Uma equipe indiana informou que conseguiu demonstrar os efeitos hipoglicêmicos do chá preto em cobaias de laboratório, tratados com um extrato de água quente e chá preto.
Este extrato reduziu significativamente o nível de açúcar no sangue. Além disso, demonstrou efeitos “preventivos e curativos” nos animais em que a diabetes foi induzida.

Chás de mirtilo e sálvia também servem para reduzir o nível de açúcar no sangue

Os chás de ervas à base de folhas secas de mirtilo e da sálvia também foram utilizados em pesquisas de controle da diabetes, segundo artigo publicado em BattleDiabetes.com, site especializado no tratamento e
controle da doença. O artigo atribui as propriedades hipoglicêmicas do mirtilo a uma substância chamada glicoquinina, um composto reconhecido por sua capacidade para reduzir o nível de açúcar no sangue. O mirtilo também apresenta propriedades curativas em casos de neuropatia diabética que afeta a visão em pacientes com diabetes do tipo 2.
O chá de sálvia, por sua vez, promove a atividade da insulina em diabéticos, usando informações do mesmo site, sendo útil no controle glicêmico em pacientes com este tipo de diabetes. Outra vantagem do chá de sálvia é sua capacidade de apoiar a função hepática.

Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...