sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sexta-feira é dia de comer peixe



Sexta-feira é dia de comer peixe

 Prepare-se para uma receita deliciosa


Primeiramente, vou explicar porque a maioria dos restaurantes colocam peixes e outras coisas no cardápio de sexta. Obviamente este é um país que foi fundado sobre tradições do rito católico, que prega uma abstinência de carne vermelha às sextas-feiras, mas isso não é mais uma obrigação.
É claro que os praticantes ainda se abstêm de consumir isso e trocam por outros alimentos. Por que na sexta-feira? Porque tecnicamente é o dia da semana em que Jesus morreu por nossos pecados e isso seria uma espécie de expiação. Porém, com ou sem obrigatoriedade, a tradição ficou. Hoje em dia só a sexta-feira santa é realmente “sagrada” no sentido do jejum, abstinência e muito peixe.
Vou passar aqui uma receita que já não faço há algum tempo, confesso! Mas isso é mais por conta do preço de alguns ingredientes e o desaparecimento de outros que me afastou dessa delícia. Vieiras, por exemplo, só são encontradas em ótimas peixarias (peixaria meia boca não tem) e sob encomenda. Mas se você tiver acesso. Manda brasa!

Caldeirada de frutos do mar



Ingredientes

Para cada pessoa coloque:
50 g de castanha-do-Pará
100 g de tomate
50g de vieiras
50 g de polvo
60 g de camarão
40 g de lula
50 ml de azeite de oliva
½ cebola
2 dentes de alho
20 g de pimentão vermelho
20 ml de azeite de dendê
30 ml de creme de leite fresco
25 ml de leite de coco
50 g de arroz arbóreo
1 colher de manteiga
½ tablete de caldo de peixe
30 g de parmesão ralado
½ xícara de vinho branco
Sal, pimenta, coentro e cebolinha a gosto.

Modo de preparo



Asse as castanhas no forno. Doure a cebola na manteiga, acrescente o arroz e deixe fritar. Adicione o vinho aos poucos e o caldo de peixe, mexendo sempre. Quando o arroz estiver pronto, junte as castanhas e o creme de leite. Salgue e apimente.
Caldeirada: aqueça o azeite de dendê e de oliva na frigideira. Junte o camarão, o pimentão cortado em cubos pequenos, a cebola e o alho. Adicione o polvo, as lulas e, por último, as vieiras. Frite tudo. Acrescente o leite de coco, corrija o sal e salpique com coentro e cebolinha.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...