Não acredite em tudo o que você vê
Mentiras são espalhadas desde que o mundo existe
Certa vez tive um chefe de redação que dizia que o papel aceita tudo, inclusive o boato e a mentira deslavada. Pois bem, eu diria mais, em tempos de mídias sociais e internet, isso virou uma obsessão mundial. Parece que as pessoas ficam desesperadas para compartilhar notícias, mesmo que elas não saibam se é verdade ou não. Pior que isso, em mídias sociais, todos têm que dar uma opinião, mesmo que a tal opinião seja completamente sem base e apenas fruto do próprio preconceito.
A raiz do preconceito é a ignorância
Sem querer ser uma chata, mas acho legal quando postam coisas bacanas que aconteceram em suas vidas, egostaria que deixassem as notícias para jornalistas de verdade, e quando digo de verdade, é:
- Pessoa que sabe que para se divulgar uma notícia precisa provar que aquilo é verdade ou está próximo disso;
- Tem como comprovar que aquilo foi apurado junto a pessoas que sabem mais do assunto, já que um jornalista não é expert em nada;
- Sabe que precisa ser ético e verdadeiro;
- Não pode, nem deve ser um histérico quanto ao que está noticiando.
Não aceite a violência dos haters da Internet
Vou aproveitar aqui para pedir: por favor! Parem de compartilhar tudo o que vocês veem e acreditar em tudo o que vocês leem! Comprovem antes! E, antes de ficar colocando tudo aos quatro ventos, veja se isso não vai prejudicar mais do que ajudar. A Internet pode trazer coisas boas. É uma boa ferramenta. Mas também pode começar muita coisa ruim baseada em falsidade e ódio. Mas, ela (a internet), é só uma ferramenta. Os humanos é que fazem as ações e têm que pensar em como usar essa ferramenta.Gostaria muito que este artigo fosse lido, compartilhado e que virasse um instrumento de mudança para alguém. Se eu conseguir mudar uma ideia para melhor, meu dia estará ganho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!