Vocês também estão se sentindo meio desprezados?
Vantagens do consumidor fiel
Houve um tempo em que “freguês” tinha sempre razão, um tempo em
que os dizeres “servir bem para servir sempre” não eram apenas palavras vãs,
impressas em saquinhos de papel das vendinhas e padarias. Houve um tempo em que
íamos ao mercado ou armazém e havia sempre alguém para colocar as compras na
sacola e, nos tempos de aperto, marcar o valor da compra na “caderneta”, que
era sempre acertada no final do mês.
Será que esses tempos estão tão distantes assim? Esperamos que
não. Empresários espertos deveriam perceber que certos valores não morrem,
afinal um cliente é uma pérola que deve ser cultivada com carinho. Nada atrai
mais um cliente que um tratamento gentil da outra parte. E, cá entre nós, isso não tem acontecido muito ultimamente.
Empresas devem se dar conta que seu cliente é quem paga as contas
É claro que oferecer descontos também tem seus atrativos, mas
preços baixos sem bom atendimento atraem apenas uma vez. Se um cliente não se
sente bem-vindo em uma loja ele não retorna nunca mais. Se o cliente da TV por
assinatura, do telefone, do cartão de crédito, do banco
for tratado como uma coisa, e não como uma pessoa, ele vai trocar, e vai fazer muito bem. Criar um relacionamento de afetividade com a clientela gera fidelidade por parte desta última.
Os clientes do século XXI estão mais espertos, eles conhecem
melhor seus direitos (podem não saber muito bem dos seus deveres), mas sabem
que podem ter vantagens atrativas se lutarem por elas e, claro, querem ser bem
tratados.
Cliente bem tratado traz mais clientes e isso viraliza
Ao vendedor, comerciante, ou prestador de serviço cabe a certeza
de que ele tem a obrigação de tratar cada cliente como se fosse único. Isso é
claro no caso dele realmente querer que seu negócio prospere, que ele fidelize
este cliente e, melhor, que este cliente fiel traga consigo outros clientes
fiéis. Mesmo com toda a informação correndo à velocidade da luz nos dias de
hoje, uma boa forma de atrair novos clientes ainda está no bom e velho boca a
boca.
Faça o teste, esta é apenas uma primeira dica para tornar seus
fregueses esporádicos em clientes habituais.
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