domingo, 17 de setembro de 2017

Traga o verde para dentro de casa e viva mais leve



Traga o verde para dentro de casa e viva mais leve

Veja algumas ideias de como fazer uma pequena horta em casa

Em outro artigo, falei sobre hortas urbanas e como isso pode mudar a paisagem da cidade, além de hábitos dos moradores. Esses locais têm se tornado centros de convivência entre vizinhos, que, muitas vezes, mal falavam bom dia.
Vamos falar agora de como é bom ter plantas em casa, mesmo que você, como eu, viva em apartamento, é possível ter aquele cantinho verde, na área de serviço, nas janelas, numa treliça feita com suas próprias mãos.
Colocar mais verde dentro de casa deixa o ar mais leve e traz frescor aos ambientes, diminuindo a temperatura quando está muito calor e deixando o ar mais puro durante o inverno. Uma planta pode ficar no chão, no balcão da cozinha ou até na mesa do centro da sala.

Recicle seus recipientes plantando algumas ervas neles

Mas e se plantarmos uma mini-horta? Elas podem ajudar você a melhorar seus hábitos alimentares, já que
temperos e ervas frescos e sem agrotóxicos, ao alcance das mãos fazem um bem danado. E não pense que é impossível porque sua casa não tem jardim ou quintal ou porque mora em um apartamento pequeno. É possível cultivar hortas mesmo em espaços reduzidos, como áreas de serviço, varandas, jardineiras, ou até naquele cantinho da cozinha.
Vamos dar aqui algumas ideias de como fazer uma mini-horta, mas vale usar a criatividade com os materiais a serem utilizados e com o que plantar também. Hortaliças como manjericão, hortelã, salsinha e cebolinha, alecrim e alguns temperos como pimenta vão bem em mini-hortas.

Pedaços de madeira podem virar cercas vivas para trepadeiras


Use materiais que tem em casa como latas, aquelas embalagens plásticas sem utilidade, canecas ou xícaras. No caso das latas e embalagens, faça furos no fundo para escoamento da água. Pode pintar, encapar com restos de tecido e papel, enfim, enfeitar. Coloque algumas pedrinhas no fundo da lata para fazer lastro e também para ajudar a terra a absorver sais minerais. Coloque terra vegetal e terra comum misturadas (eu não uso medidas exatas) e plante suas mudas com espaços entre elas.

Caixotes, garrafas pet, latas velhas: vale tudo para fazer uma horta


Aquele estrado de cama largado também pode ser pintado e transformado em treliça, onde você pode pendurar pequenos vasos, ou usar aquelas garrafas pet acumuladas debaixo da sua pia. Não é lá um material muito bonito para a sua horta, mas há projetos bacanas com esse material. Com elas, conseguimos fazer instalações, pendurar as plantas para tomar água da chuva, cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.

Use as cascas de ovos moídas na adubação. São melhores que farinha de osso


Caixas de vinhos descartadas ou pallets também são um bom suporte para seus mini canteiros. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto no vertical, e por serem maiores, nos permitem plantar verduras e legumes como alface, rúcula, etc.
Mas, não esqueça, precisa cuidar de suas plantas como de qualquer ser vivo. Plantas precisam de sol, água fresca, adubo e controle de pragas. Pesquise o que vai plantar para ver se precisa de mais ou menos sol. Algumas plantas precisam de mais sombra que outras. E não esqueça de fazer umas plaquinhas de identificação de suas plantas. É triste não lembrar o que plantou.

Comente este artigo e nos conte sua experiência com sua pequena horta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...