sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Você é um consumidor consciente?



Você é um consumidor consciente?

 Consumo consciente: desafio em favor das próximas gerações


Crescimento populacional, consumo desenfreado, esgotamento dos recursos naturais, este é o cenário atual do planeta. O aquecimento global e as mudanças climáticas, decorrentes de décadas de agressão ao meio ambiente, tornaram-se uma grande preocupação mundial e, se não forem freados a tempo, trarão consequências ainda mais graves para a vida na Terra.
Este é um tema que vem sendo discutido por entidades mundiais, organizações não governamentais, movimentos ambientalistas e governos do mundo todo, em uma mobilização na busca por soluções para recuperar os estragos já causados e trazer melhores perspectivas em longo prazo para as próximas gerações.
  
Conscientizar, sensibilizar e tornar o futuro melhor para todos

Por todo o mundo existem ações no sentido de educar, conscientizar e sensibilizar a sociedade que, em geral, apoia as ideias. Pesquisas realizadas por organizações não governamentais mostram que esta adesão é crescente, mas, quando se trata da prática, a realidade está longe de ser a ideal. Isto porque, nem todos estão dispostos a pagar o preço do desenvolvimento de uma nova cultura em favor da vida sustentável.
O trabalho daqueles que buscam esta conscientização é árduo, ainda mais quando se trata de uma sociedade mergulhada em uma cultura que não avalia e nem mede as consequências do que consome. Além disso, os que já estão conscientes do problema, em geral, têm dificuldade em relacioná-lo a seus hábitos individuais.

Não desperdice água, nem luz, e muito menos comida, pois o mundo não aguenta mais

Um dos problemas relacionados aos hábitos diários de cada um é o desperdício dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente. Existe, por exemplo, gasto desnecessário de água nas residências, muitas vezes, causado por desinformação. É significativa a quantidade de pessoas que não atentam ao uso correto dos equipamentos eletroeletrônicos ou nem sabem que a produção de energia causa muitas consequências negativas para o meio ambiente, como a poluição, a destruição da camada de ozônio, a destruição da fauna e da flora. Também o lixo doméstico, dispensado de forma incorreta, não retorna ao ciclo natural e pode gerar contaminação do solo, das águas e causar doenças.

É inaceitável que em pleno século XXI ainda haja trabalho escravo no mundo

Simples mudanças nesses hábitos podem ajudar (e muito) a preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. Economia de energia elétrica, economia de água, reutilização e reaproveitamento de materiais, consumir bem e menos, reciclagem. Estas são atitudes individuais que causam grande impacto positivo na sociedade como um todo.

Seja você a mudança. Não aceite o desperdício

Mas não é somente dentro de casa que as pessoas podem colaborar para a mudança deste quadro. A grande maioria dos consumidores, por exemplo, esquece-se de avaliar as empresas fornecedoras de produtos e serviços no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental, que, ao contrário, deveriam ser elementos fundamentais de decisão na hora da compra. Muitos nem imaginam que por trás da satisfação em adquirir um produto, muitas vezes desnecessário, existem práticas como o trabalho escravo, o trabalho infantil, o desrespeito às leis trabalhistas, a agressão ao meio ambiente, os testes de produtos em animais, entre outras. O consumidor consciente pode agir no combate a essas práticas.

Você precisa mesmo trocar de celular todo ano? Vamos exigir produtos melhores!

Consumo consciente significa, além de economizar água, energia e reciclar o lixo dentro de casa, escolher produtos e serviços de empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente; verificar, antes da compra, se o fornecedor não utiliza em suas atividades empresariais - comerciais e industriais - práticas que estão na contramão do desenvolvimento sustentável. Mais simples ainda, significa perguntar-se sobre a necessidade de adquirir um produto. Se a compra for mesmo necessária, optar por produtos recicláveis, não poluentes, econômicos.

Leve sacolas para o mercado. Pare de usar plástico inutilmente

Essas mudanças de hábitos e atitudes devem ser imediatas e profundas, pois os prejuízos causados já são grandes demais. Relatórios de conferências mundiais sobre o meio ambiente mostram que, mesmo se toda a emissão de poluentes deixasse de existir hoje, seriam necessários alguns anos para que a degradação ambiental cessasse. Portanto, para a reversão do quadro atual ainda há muito que ser feito. 

A compra por impulso é má para o mundo


No Brasil, o trabalho de conscientização de movimentos ambientalistas, governo e organizações não governamentais vêm ganhando espaço na sociedade ao longo dos anos. Órgãos como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Educação trabalham para sensibilizar e capacitar professores do ensino fundamental, criando, assim, condições para a formação de cidadãos mais conscientes, participativos e críticos. Mas isso não é o bastante. Temos de conscientizar os consumidores adultos também. Temos de ser, todos nós, mais críticos com relação ao que consumimos e à forma como usamos os recursos do planeta. É certo que existe muito que ser feito pelos governos e a iniciativa privada para contribuir com a diminuição dos impactos ambientais, mas não só as grandes ações são úteis nesta empreitada. É necessário que cada um exija práticas sustentáveis das empresas, dos governos, divulgue seus conhecimentos a respeito e adote para si tais valores. Deixo vocês pensando com a frase da imortal Vivienne Westwood.


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