terça-feira, 19 de setembro de 2017

O milagre das uvas



O milagre das uvas


Uvas para todos os gostos e remédios


O fruto é conhecido desde que o mundo é mundo, como dizia minha mãe. E lembrando-me dela, mas lembrando principalmente da minha avó, vou fazer esse post (o de número 50), falando de uvas, que era uma das frutas favoritas das duas, e de vinho, já que minha avó não almoçava ou jantava sem um cálice na frente.

A uva é considerada uma das frutas mais saborosas e saudáveis, sendo plantada em praticamente todo o planeta, e tem mais de 10 mil variedades, que podem ser divididas entre viníferas (para fazer vinhos) ou não viníferas, que são as uvas de mesa, que compramos na feira.

Com cores, sabores e tamanhos diferentes, as uvas podem ser consumidas in natura, mas também são utilizadas em doces, geleias, sucos, vinhos e xaropes, além da conhecida uva passa, que pode ser utilizada crua ou em receitas.

A uva é nutritiva? Sim!


Fonte de carboidratos simples, a uva consumida in natura fornece energia instantânea ao corpo, e tem uma vantagem de ser fruta de baixa caloria: cada 100 gramas têm cerca de 70 calorias. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea e ela contém fibras, que ajudam na digestão e no trato intestinal. Além disso, uvas são fontes de vitaminas C, B, K, E, e de elementos como Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Potássio e Zinco.


A uva é boa para a saúde? Sim!


Já são conhecidos e propagados os benefícios da uva para o coração, por aumentarem os índices de óxido nítrico no sangue, reduzindo os problemas de coagulação do sangue, mas também podemos contar com seus antioxidantes que ajudam na redução do colesterol ruim, assim como o pterostilbeno que está presente na fruta.

Tá com prisão de ventre? Coma uvas!


As uvas são laxantes naturais devido à presença de ácido orgânico e fibras que auxiliam na limpeza do trato intestinal. Elas são muito utilizadas para acalmar a membrana intestinal e estomacal.
Mas não é só contra prisão de ventre que uva é um bom alimento, ela também é bastante eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer por conter resveratrol, que auxilia na redução das células cancerígenas.

A uva ajuda a prevenir o câncer


Outro antioxidante encontrado nas uvas, o proantocianidinas têm se mostrado eficazes no tratamento e prevenção do câncer. Eles ajudam contra o processo de oxidação causados ​​por radicais livres. O câncer de próstata, câncer de pele e câncer de cólon são os outros tipos que podem ser prevenidas pelo consumo de uva.

Há estudos sendo realizados que mostram bons resultados das substâncias contidas nas uvas no tratamento e prevenção de outras doenças, como Alzheimer, males dos olhos como catarata, além de fazer maravilhas para a pele. Os antioxidantes presentes nas uvas previnem contra os radicais livres, retardando o envelhecimento, rugas e manchas.


Portanto, não se esqueça de colocar no seu cardápio uvas frescas, suco de uvas (integral) ou vinhos (com moderação), e aproveite os benefícios desta fruta na sua saúde e qualidade de vida.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...