quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Já plantou suas verduras hoje?


Já plantou suas verduras hoje?

Hortas urbanas e comunitárias mudam hábitos nas cidades


Já há algum tempo, um fenômeno começou a tomar conta de algumas cidades no Brasil e no mundo. Trata-se das hortas urbanas, que unem as vantagens de uma área verde no meio do feio concreto e um espaço onde se planta alimentos saudáveis, em agrotóxicos.
Mais do que espaços para produção de alimentos saudáveis, as hortas urbanas estão se popularizando por trazer de volta o conceito de vizinhança, incentivando uma aproximação maior entre o homem e o meio ambiente e entre os indivíduos de uma mesma comunidade.

Dê vida aos terrenos baldios, transforme-os na horta do bairro

Uma horta urbana é um pequeno lote de terreno (excluindo os quintais das residências), normalmente um terreno baldio, onde os moradores locais podem cultivar legumes, frutas, flores e verduras, em áreas urbanas. Nesses locais, algumas vezes chamados de hortas familiares ou hortas comunitárias, pratica-se uma forma de agricultura urbana.
Essas hortas são classificadas em categorias distintas, podendo ser sociais (para atender a comunidades de poucos recursos); recreacionais (muito úteis para desestressar e aumentar o convívio comunitário); e hortas pedagógicas, usadas como instrumento de educação ambiental.




Orgânico, saudável, acessível

Cada vez mais populares em grandes centros urbanos, as hortas comunitárias podem ser uma solução
prática e barata para melhorar a qualidade de alimentação nas cidades. Em Diadema, onde vivo, vários espaços foram transformados e são usados para cultivar hortaliças e vegetais como alface, tomate, rúcula, couve, espinafre, repolho, alho, rabanete, beterraba, cenoura, entre muitos outros. Em sua maioria, o cultivo destes legumes e vegetais baseia-se nos princípios de agricultura orgânica, fator que não só viabiliza o projeto a todos como também contribui para a qualidade do alimento.

Usar espaços baldios é maneira de limpar a cidade e conviver com vizinhos


Para as administrações municipais, investir nas hortas comunitárias pode representar uma vantagem considerável no que diz respeito à limpeza de terrenos e bairros. Essas hortas também podem criar oportunidades de trabalho e integração social, uma vez que são desenvolvidas justamente a partir da troca de conhecimentos e trabalho em equipe.
Mas, melhor que tudo, nessas hortas, as pessoas do bairro, além de poderem interagir com seus vizinhos, podem comprar alimentos mais saudáveis e dos quais eles podem conhecer a procedência.

Veja se no seu bairro ou cidade há hortas comunitárias e comente esse artigo. Conte sua experiência.

Um comentário:

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...