quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Projeto Vida Literária muda vidas com livros

Projeto Vida Literária muda vidas com livros


Meu Paraíso é uma biblioteca



Hoje tive uma reunião onde prometi que escreveria sobre coisas que interessam a maioria das pessoas, mas quando cheguei em casa, fui assaltada pelas urgências e o blog foi ficando. Mas, aí entrei para fazer uma ação em certa rede social e me deparei com o projeto de um amigo que eu gostaria de divulgar em vários locais, porque no meio de tantas coisas chatas que existem no mundo, quando vemos alguém fazendo algo bacana, queremos que cresça e que se espalhe. Neste caso, a divulgação voluntária da literatura!

Deveria haver bibliotecas disponíveis nos bairros



O Projeto Vida Literária (www.vidaliteraria.com.br) chegou ao meu conhecimento por meio de um simples e-mail de um dos seus criadores, o também jornalista Anderson Fernandes, que solicitava a doação de livros que já lemos e que ficam ficam em nossas estantes pegando pó.
Como leitora contumaz desde meus seis anos de idade, nunca me arrependi de passar aos outros meu amor pelos livros, e, claro, tenho aqueles dos quais não consigo me desfazer, e que releio de tempos em tempos, mas tinha muitos livros já encaixotados que queria doar e entrei em contato. Um belo dia o Anderson veio aqui buscar e me falou do projeto.

Não deixe livros parados nas estantes



Basicamente, o que eles fazem é coletar e levar livros para crianças e adolescentes de escolas públicas, mostrar o quão importante é ler por meio de palestras, distribuir livros, coletar mais livros e continuar. Para mim isso é tão bacana, que não me importa saber desde quando fazem isso (pelo jeito desde 2014), e nem quantos livros eles já entregaram. Me importa é saber que graças a eles muitas crianças vão conhecer o mundo mágico da leitura, que leva as mentes a lugares fantásticos, e que, sim, mudam vidas.

Colabore com o projeto Vida Literária


O projeto, que espero que continue pelo tempo sem fim,  me fez lembrar meu irmão, que me levou a fazer meu primeiro cartão de biblioteca. Me lembrou um projeto, acho que do SESC, que levava um ônibus biblioteca para locais nas periferias e lotavam com crianças que, muitas vezes, nunca tinham visto um livro.
Posso estar sendo meio sentimental, mas sempre acreditei que livros fazem as pessoas serem melhores. Sempre falo para alguns pais, que se querem tornar seus filhos leitores precisam ler para eles, depois ler com eles e ler na frente deles. Garanto que não haverá arrependimentos.

Neste post deixo a página do Projeto Vida Literária, mas eles também podem ser encontrados no Facebook. Opine, compartilhe, ajude




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...