quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Porque nos envenenamos todos os dias?



Porque nos envenenamos todos os dias?

Medicamentos lideram casos de intoxicação


Hoje, voltando da caminhada, parei em frente à banca de revistas para dar uma olhada nos títulos e duas coisas me vieram à cabeça: a primeira é que o brasileiro está se informando cada vez menos, porque o número de revistas e jornais está a menos da metade o que era, mas falamos disso outra hora, a segunda cosa é sobre uma matéria que está na capa da Superinteressante deste mês, e fala do consumo da oxicodona. E como isso é viciante.

Todo medicamento pode causar dependência

Para quem não sabe, a oxicodona e seus derivados, é uma medicação processada a partir da papoula (como o ópio e a heroína), e tem sido muito usada no tratamento de dores crônicas. Até aí não é o problema, que só começa quando alguém se vicia e vai tomando mais e mais.  Mas também é um problema quando uma pessoa toma mais e mais álcool ou fuma mais e mais cigarros, duas coisas que não precisam de prescrição médica e que muita gente consome indiscriminadamente.

Me veio à mente quantos casos de gente que ingere o que não deve todos os dias e vai parar em salas de emergência intoxicadas ou nos piores casos, com overdoses.

Dando uma ideia do que acontece na vida real, só no hospital das Clínicas em São Paulo, foram atendidos mais de 7000 casos de intoxicação no ano de 2016 (e 2017 já bateu o recorde), sendo que 30% dos casos foi por uso de medicamentos. 

Fumo e álcool também causam intoxicações

Mas também não podemos descartar o uso de agrotóxicos, que vêm logo a seguir entre o que mais causa intoxicação. Depois vêm os animais peçonhentos e o maior número refere-se aos acidentes com aranhas (vide artigo sobre Hipoglós).
Aí coloco a questão: porque nos envenenamos tanto? Porque não lutar para que os defensivos agrícolas sejam menos tóxicos? Porque os brasileiros continuam tomando remédios por conta própria?

Não tome medicamentos que não foram receitados para você

Não vou nem entrar no terreno dos vícios e tentativas de suicídio (41% dos casos), porque isso é assunto de gente grande, mas, será que não estamos fumando demais, bebendo demais, e nos expondo cada vez mais a coisas que não são boas para nós?

Entretanto, se você se intoxicou por acidente, vamos dar algumas dicas das primeiras medidas a serem tomadas:

* Em caso de ingestão de produto tóxico, procure um médico rapidamente.
* Se a contaminação é pela pele, é possível indicar a lavagem do local atingido com água. Os acidentes com crianças de zero a nove anos somam 27% dos casos, sendo os mais frequentes. A ingestão de medicamentos e produtos de limpeza são os casos mais comuns.
* Para minimizar a possibilidade de acidentes, deixe os materiais químicos em local de difícil acesso e nunca esqueça produtos de limpeza no chão.
* No caso de picadas de animais entre em contato urgente com profissional de saúde, mas faça o possível para identificar o agente causador (aranha, escorpião, sapo amarelo).

comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...