quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Aniversário especial

Parabéns à minha terra natal



No dia em que minha cidade natal, São Paulo, completa 464 anos, queria escrever um poema que falasse da selva de pedra humanizada que alguns veem, mas não eu.

Veja bem, amo minha cidade. No todo, mesmo que haja coisas que não conheço dessa imensidão, ou em partes, como prefiro fazer, porque cada canto de São Paulo é único.

Amo a minha cidade, mesmo que insistam em maltratá-la com obras que não lhe cabem, com sujeiras que não lhe pertencem. Minha cidade tem gente do mundo todo e é uma confusão tão grande de pessoas que, mais que uma cidade, é um monte de cidades em uma só.

Por exemplo: São Paulo é a maior cidade japonesa fora do Japão, ou pelo menos era há alguns anos. É a maior cidade da América do Sul em população, com mais de 12 milhões de almas. A cidade tem um monte de parques legais, mas também tem áreas de subúrbios entra as mais feias do mundo.

Faço parte de um grupo que troca fotos antigas da cidade e curiosidades sobre a megalópole dos
tempos em que a população era uma fração da atual. Mesmo que muitos no grupo desejem voltar a um passado que não é mais possível, é bacana matar as saudades.

Saudades de prédios e casas demolidos em nome de um progresso sem medida. Saudades de lojas que duraram gerações, mas que não têm mais espaço no século XXI. Saudades de tempos mais simples e pessoas mais contidas. Mas essa aceleração é apenas a consequência da pressa que sempre foi atribuída ao povo paulistano. E agora não há mais o que fazer.

O lema da cidade é Non dvcor dvco "Não sou conduzido, conduzo", mostrando uma sede eterna de liderança. Então aceitem a liderança e sigam em frente.


Feliz aniversário São Paulo, terra que já foi da garoa, mas que não é mais. Que seu aniversário traga para você ventos mais amenos e menos poluídos. E que os caminhantes, como eu, possam voltar a andar por suas ruas em paz, apreciando os pedaços de mundo que você guarda em cada canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...