Vamos falar um pouco de negócios?
Hoje
vamos sair um pouco dos assuntos cotidianos e entrar no mundo dos negócios. Com
as mudanças das legislações trabalhistas, muitas pessoas estão optando (às
vezes por falta de opção), a se tornarem pequenos empresários. Escolher espaços
de comercialização de produtos é tarefa difícil, mas necessária se você
pretende ser bem sucedido (a) em seus empreendimentos.
Um
ponto de venda, ou PDV, como é conhecido no mundo da publicidade, do marketing
e da gestão de empresas, é um local (mostruário) próximo do caixa do
estabelecimento onde um produto é exposto de forma permanente ou promocional, independentemente
de sazonalidade. É um local onde se oferece vantagens adicionais aos
consumidores na aquisição de algum item por tempo limitado.
O
PDV é um local secundário de exposição do produto, que vem somar-se ao local
primário, que é o ponto permanente. Explicando melhor, você pode ter o produto
em uma prateleira e, ao mesmo tempo, estar em um mostruário próximo ao caixa
para aumentar a visibilidade e a rotatividade do produto.
Normalmente
vemos nos PDVs artigos como pilhas, refrigerantes, doces, salgadinhos,
cigarros, sorvetes, goma de mascar, revistas. Estes mostruários revelam-se
úteis também em locais com espaço limitado, pois aproveitam áreas usualmente
negligenciadas.
Os
mostruários normalmente ostentam a marca do produto que está sendo oferecido, dando
aos
designers a oportunidade de tirar proveito do uso de cores e impressão para
tornar o PDV atrativo. Alguns destes pontos podem ter pequenas geladeiras para
refrigerantes ou sorvetes. Outros PDVs podem simplesmente assumir o aspecto de
uma cesta de metal simples, ostentando nada mais do que o preço, que pode não
ser tão apelativo, mas com uma oferta bacana, faz o mesmo efeito.
Uma
boa localização pode representar grande variação no volume de negócios e ser
determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Estar próximo
de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro é
favorável ao desenvolvimento de praticamente todos os negócios. A questão da
localização não pode ser separada dos outros componentes do marketing. Ou seja,
você pode ter o display mais lindo do mundo, mas se estiver em local ruim, nada
feito! Os fatores básicos da escolha do PDV que devem ser analisados são:
- facilidade de acesso ao mercado ou loja em questão;
- estar em rua conhecida e movimentada;
- estacionamento no local do imóvel, ou bem próximo;
- facilidade de visibilidade da loja;
- verificação da renda da população da região onde está a loja;
- quem são os consumidores em potencial;
- quais são os hábitos e comportamento de compra - locais onde realizam suas compras; grau de fidelidade com estes locais;
- frequência de compras;
- motivos que os levam até os locais;
- quais pontos fortes e fracos destes locais.
- a fachada deve ser livre para ser explorada visualmente - sem postes, árvores etc.;
- facilidade de acesso ao mercado ou loja em questão;
- estar em rua conhecida e movimentada;
- estacionamento no local do imóvel, ou bem próximo;
- facilidade de visibilidade da loja;
- verificação da renda da população da região onde está a loja;
- quem são os consumidores em potencial;
- quais são os hábitos e comportamento de compra - locais onde realizam suas compras; grau de fidelidade com estes locais;
- frequência de compras;
- motivos que os levam até os locais;
- quais pontos fortes e fracos destes locais.
- a fachada deve ser livre para ser explorada visualmente - sem postes, árvores etc.;
-
local deve ser limpo, arejado, com pintura nova;
- ter boa iluminação interna;
- não deve ser área considerada perigosa no período noturno;
Verificando lojas com essas características, veja locais onde instalar os PDVs, que sejam: limpos; bem iluminados; arejados e que se harmonizem ao produto que se quer oferecer.
- ter boa iluminação interna;
- não deve ser área considerada perigosa no período noturno;
Verificando lojas com essas características, veja locais onde instalar os PDVs, que sejam: limpos; bem iluminados; arejados e que se harmonizem ao produto que se quer oferecer.
Sucesso
nos negócios futuros!
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