quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Charuto de folha de repolho

Uma receita do oriente médio que me persegue

Quando eu era menina, minha mãe volta e meia resolvia que ia fazer charutos para o almoço de domingo. Eu e meu irmão, que éramos bem enjoadinhos pra comer, detestávamos e minha mãe acabava reservando parte da carne moída para fazer bolinhos para nós. E enquanto comíamos os tais bolinhos, os outros quatro membros da família se lambuzavam com os charutos da mamãe.
Anos depois, nós já crescidos e meus pais já estavam na outra vida, eu e meu irmão estávamos em um restaurante árabe em Curitiba, com cardápios à mão, e pedimos em uníssono: CHARUTOS! Olhamos um para o outro e rimos. Lembro-me de ter dito algo como: “a mãe ia bater na gente se visse isso”. Porque naquele momento, com o paladar mais aguçado, preferia muito mais os charutos que os bolinhos de carne.
Segue aí uma receita que encontrei no meio dos livros velhos da família, ainda com a letra da minha mãe.

Ingredientes

Uma cabeça de repolho grande
500 gramas de carne moída
100 gramas de cebola picada
100 gramas de tomate picado
50 gramas de arroz cru
Uma colher de chá de alho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Para o molho

50 ml de suco de limão
1/2 maço de hortelãs frescas
1 colher de chá de alho
Duas colheres de sopa de óleo

250 ml de água
Sal a gosto
Dois tomates picados em cubos

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes do recheio, tempere e reserve.
Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, exceto os tomates, e reserve.
Cozinhe o repolho inteiro e tire as folhas à medida que estiverem cozidas ao dente.
Abra as folhas de repolho cozidas, corte-as ao meio tirando o talo central, coloque o recheio e enrole.
Disponha os charutos em círculo na panela, imersos no molho e cobertos por cubos de tomate.
Cozinhe mais uns 10 a 15 minutos.
Rende aproximadamente 30 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...