quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Trevo trás mais que sorte

Conheça as propriedades do trevo

Vou começar o artigo dizendo que me inspirei em um grupo que sigo no facebook chamado Horta em Casa. É um grupo de pessoas que têm em comum o amor por plantas e que descobriram ser mais saudável plantar a própria comida. Mas a razão que me inspirou foi certo hábito de alguns componentes têm de chamar tudo o que medra numa horta de “mato”. Várias vezes eu intervim dizendo que o que muitos chamam mato pode ter alguma utilidade.

Na verdade não há coisas na natureza que não tenham alguma finalidade. Mesmo que não gostemos delas. Por exemplo, eu odeio quiabo, mas sei que ele serve para um monte de coisas e tem vitaminas e tal. Mas vamos falar do trevo, conhecido também por azedinha, que nasce em tudo quanto é lugar, sem ninguém plantar aquela praguinha, e se espalha sem ninguém adubar terra nem nada.

Pois saibam que os trevos servem para muito mais coisas do que atrair sorte. A medicina popular recomenda o suco fresco do trevo-azedo para combater tumores e úlceras. Você pode usar para fazer chá e, de comprovado pela ciência, temos suas propriedades estimulantes, e por isso mesmo recomenda-se moderação no uso. Aliás, é proibido para pessoas com problemas renais, pelo alto teor de ácido oxálico.
É comum encontrar trevos em hortas e jardins de ervas. Ricas em ferro e de sabor picante, suas folhas podem ser utilizadas como verdura, em saladas e cozidos.

Propriedades benéficas do trevo comum

Trevo é uma fonte muito rica de isoflavonas, que, além de auxiliar as mulheres que estão no climatério/menopausa, combatendo os sintomas incômodos desta fase, também auxilia na prevenção de vários tipos de câncer.

Esta erva possui propriedades antiasmáticas e expectorantes, portanto, seu consumo em forma de chá é muito benéfico em casos de asma, tosse irritante, gripe e bronquite.
É um parceiro perfeito para os casos de obesidade e retenção de água devido ao seu caráter diurético. Por essa mesma propriedade, ele também pode ser usado para tratar doenças como gota ou artrite.
O trevo é um adstringente, sendo muito útil para curar alguns problemas de pele, além disso, o trevo é um ótimo remédio para curar a conjuntivite.

Também tem quantidades benéficas de alguns minerais muito envolvidas com a perfeita manutenção dos músculos e ossos, tais como cálcio, magnésio e potássio.

Agora que você sabe as propriedades saudáveis do trevo que nasceu na sua horta/jardim sem você pedir, pense bem antes de chamar alguma coisa de “mato”. Pode ser apenas uma planta cujas propriedades e benefícios você não conhece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...