domingo, 28 de janeiro de 2018

Chutney de damasco

Saiba o que é, como fazer e para que serve o chutney

Chutney é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), originário da Índia. Os ingredientes comuns na maioria dos chutneys são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois, sendo que são utilizados temperos como açúcar mascavo, sal, alho, cebola, vinagre, gengibre e canela, entre outras especiarias.  

Há duas especiarias que são muito utilizadas na Índia que não são comuns no Brasil, sendo encontradas apenas em lojas especializadas, que são a assa fétida e o feno grego. Mesmo que a receita que vou passar não utilize esses ingredientes. O primeiro (assa fétida) é também conhecido como funcho gigante, e se usa como tempero em várias culinárias e no tratamento de problemas respiratórios.

Já o feno grego é da família do trigo, e serve para diminuir o índice glicêmico dos diabéticos, além de ficar bem gostoso na comida.
No seu país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na hora de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequar melhor e que dê sensações fortes ao paladar.

Em outros países, os chutneys são elaborados com ingredientes locais como a maçã, pera ou o tomate. Já passei uma receita neste blog de chutney de berinjela. Mas aqui esse condimento é confeccionado e vendido como conserva, sendo que, para esse fim, se usa óleo, vinagre ou sumo de limão.
E vamos à receita, que pode ser comida sozinha, ou como acompanhamento de peixes assados, carnes e aves. Ah! e fica delicioso com algum queijo, tipo lascas de parmesão, ou gorgonzola. Delícia!

Ingredientes

150 g de damasco fresco picado em cubinhos 100 ml de água
50 ml de vinagre branco
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 pedaço de gengibre (a gosto) picado
1 colher de sobremesa de mostarda
1 dente de alho amassado

Preparação

Misture o açúcar, o vinagre e a água e leve ao fogo até ferver. Junte os outros ingredientes misture bem e deixe em fogo baixo. Cozinhe até que o damasco comece a desmanchar (quase ponto de geleia).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...