segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Horta na escola, plantando desde cedo

Podemos ensinar muitas coisas fazendo uma horta com as crianças


Não preciso explicar a ninguém que sou fã de plantas. Gosto de árvores, flores, e de cultivo de verduras, legumes e frutas. Além de ser um hábito relaxante, há muito que se aprender cultivando hortas, jardins e pomares. Por isso gosto de ver escolas municipais e estaduais que resolvem usar aquele espaço largado, onde só nasce lixo e bagulho, para fazer um tipo de horta muito legal: a horta educativa.

Um projeto de horta na escola pode dar chance de ensinar muitas coisas para as crianças. Elas podem aprender sobre hábitos saudáveis ​​e economia sustentável, e ainda podem utilizar aquilo que elas cultivam para se alimentar na hora da merenda.

Tive a experiência de ver crianças que não comiam verduras e legumes passarem a se alimentar com hortaliças, frutas e legumes. Os pequenos aprenderam a plantar, cultivar, colher e também preparar alimentos nutritivos como parte da educação. E muitos deles se tornaram mais independentes, sem ficar o tempo todo esperando que os pais preparassem alguma refeição.
isso, só de saber que elas cultivaram e cuidaram daquelas

Outra coisa bacana de uma horta é usar esse cultivo, que não deixa de ser uma horta comunitária e orgânica, para ensinar conceitos de biologia, física ou matemática, com exemplos práticos e divertidos.

Uma horta na escola é como um laboratório vivo. Não há lugar melhor do que uma horta para explicar de forma prática a fotossíntese, pois com a prática, os alunos poderão entender melhor a teoria aprendida em sala de aula. Muitas matérias podem ser explicadas na escola com o auxílio de uma horta. A matemática pode ser um exemplo, como a divisão dos canteiros, o tempo de crescimento de cada tipo de vegetal, por exemplo.

Além disso, a finalidade da horta na escola é ser o ponto de partida para uma verdadeira educação ambiental, na qual as crianças são preparadas para compreender as inter-relações de seres humanos com a natureza e com eles mesmos.

Com o trabalho da horta educativa, os alunos tornam-se mais conscientes sobre sua alimentação e saúde, apreciando os benefícios obtidos pelo consumo de comida mais saudável. Com a adoção de hábitos saudáveis não só as crianças, mas também suas famílias e comunidade levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.

Não fosse o que já mencionei o bastante para cultivar hortas (escolares, comunitárias ou particulares), as hortas servem para conhecer e compreender os aspectos básicos do funcionamento do próprio corpo, pois com a prática do cultivo se avalia o benefício de hábitos como o exercício físico, a higiene e uma dieta equilibrada.

Motivando as crianças a cuidar de seu canteiro e administrá-lo para que as hortaliças cresçam e estejam apropriadas para o consumo. Essa experiência reforça as qualidades de organização, planejamento, responsabilidade e o processo de promoção da saúde através da alimentação saudável.

Que tal sugerir na escola do seu filho o plantio de uma horta? Pode ajudar muitas crianças a conhecer melhor e respeitar o trabalho de muita gente que, literalmente, coloca comida nas nossas mesas todos os dias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...