quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Bolo de Reis

Uma receita para festejar o dia seis de janeiro

Aqui no Brasil, em várias regiões, temos festas no dia 6 de Janeiro para comemorar a chegada dos Reis Magos até o local de nascimento de Jesus. São as chamadas Folias de Reis, onde grupos de dança e música saem às ruas para anunciar que os reis vieram, guiados pela estrela de Belém, e reconheceram o Messias. Hoje em dia só em cidades mais interioranas temos essas festas, infelizmente, porque elas também lembram tempos mais simples, nos quais as pessoas celebravam juntas essa data.
Para a minha mãe, o dia de Reis era para desmontar as decorações de Natal e guardar até o próximo ano, e, se tivesse condições financeiras, fazer um Bolo de Reis. Espero que vocês gostem da receita.


Ingredientes

750 gramas farinha sem fermento
30 gramas de fermento biológico
150 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
150 gramas de frutas cristalizadas
150 gramas de frutas secas (nozes, avelãs, amêndoas, damascos)
Quatro ovos
Raspas de um limão
Raspas de uma laranja
50 ml de vinho do porto ou vinho da madeira

Preparação

Macerar previamente as frutas cristalizadas e secas em vinho do Porto ou Madeira, como preferir. Dissolver o fermento biológico em 50 ml de água morna e juntar uma xícara de farinha (retirada do peso total) misturar bem e deixar fermentar em ambiente morno uns 20 minutos.
Bata a manteiga, o açúcar e as raspas do limão e da laranja. Junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição, depois coloque a massa de fermento e misture bem. É importante que a massa fique macia e elástica.
Se achar que está um pouco rija, basta juntar um pouco de leite morno e misturar bem à massa. Agora misture as frutas que foram maceradas no vinho.
Volte a amassar para incorporar as frutas e molde em forma de bola. Polvilhe levemente com farinha e tampe com um pano limpo, colocando-a numa tigela e tampando com um cobertor para trazer calor à fermentação, o que deve levar cerca de cinco horas.
Quando a massa estiver bem levedada (tem que dobrar de volume) molde novamente numa bola e já sobre uma forma untada faça um buraco no meio. Se tiver forma furada muito grande também serve. Deixe crescer por mais uma hora e pincele o bolo com gema de ovo, enfeitando com as frutas secas e o açúcar.
Leva para o forno bem quente. Por volta de uns 30 minutos, dependendo do forno. O Bolo precisa dourar bem. Deixe esfriar sem tirar do forno.  Depois de assado pode-se pincelar com geleia diluída com um pouco de água quente, ou cobrir com fondant de açúcar. Pode também apenas polvilhar açúcar sobre o bolo.

Feliz dia de Reis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...