quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Bem-estar no trabalho



Investir no ambiente laboral faz toda a diferença


Não importa se o profissional é do sexo masculino ou feminino, se é da área X ou Y em seu campo de atuação, uma regra vale para todos: toda pessoa precisa de motivação para trabalhar bem. Essa motivação pode ser um bom salário, planos de benefícios, bons relacionamentos no trabalho etc.
Não vou discutir aqui sobre os problemas que nossos políticos estão criando com relação a todas as conquistas trabalhistas que estão sendo pisoteadas, porque isso vai ficar claro em breve. E um dos motivos, e talvez o maior, é que a necessidade de pagar as contas e manter a família não é mais suficiente para o profissional nos dias de hoje. O ambiente onde se trabalha é um fator determinante para o bem-estar e a produtividade profissional.

Mantenha funcionários motivados, são eles que consomem os produtos que vocês fabricam

Especialistas em criação de design para escritórios levam em conta os mais diversos fatores (como ergonomia, por exemplo), e afirmam que a insatisfação profissional pode estar ligada a um ambiente
desmotivador, a equipamentos ultrapassados, decoração desagradável, mobiliário desconfortável e outros fatores, que afetam diretamente a produtividade, a saúde e os relacionamentos dentro da empresa.
De acordo com pesquisas realizadas junto a gestores, manter um ambiente físico agradável é essencial. Por isso, oferecer condições de trabalho condizentes com as atividades dos profissionais deve ser uma prioridade. Não vale a pena economizar na construção da sede da empresa, se o resultado pode ser profissionais desmotivados e que produzem menos, não é mesmo?
Os avanços da tecnologia baratearam os computadores, celulares e eletrônicos em geral o que facilita a manutenção dos equipamentos ou a troca por modelos mais eficientes. Já um funcionário desmotivado sai mais caro para a empresa do que uma impressora nova, principalmente se a empresa já investiu em treinamento e preparação.

Ambientes de trabalho precisam ser agradáveis para quem permanece neles o dia todo

A decoração e o ambiente se tornam boas ideias à medida que são compatíveis com o tipo de atividade desenvolvida, o nível sociocultural das pessoas que trabalham e a tradição da empresa. Mas existem alguns denominadores comuns. O ambiente deve ser limpo, arejado e bem iluminado. Melhor ainda se for climatizado. Tudo o que a empresa puder fazer para aumentar a motivação, tornando o ambiente mais sadio e confortável, é válido.
Não existe padrão (certo ou errado) para a distribuição de computadores e móveis. Isso pode seguir a identidade visual da empresa, mas deve ser feito de modo a respeitar a ergonomia.
A armazenagem correta dos materiais utilizados e a disponibilidade de gavetas e armários favorecem a rotina diária dos colaboradores e proporciona mais organização. Consequentemente, também gera mais bem-estar. O primeiro passo é encontrar o lugar ideal para instalar a empresa e colocar em prática essas ideias, e deixar a produtividade dos funcionários da empresa responder pelo bem-estar que um bom ambiente causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...