Investir no ambiente laboral faz toda a diferença
Não importa se o profissional é do sexo masculino ou
feminino, se é da área X ou Y em seu campo de atuação, uma regra vale para
todos: toda pessoa precisa de motivação para trabalhar bem. Essa motivação pode
ser um bom salário, planos de benefícios, bons relacionamentos no trabalho etc.
Não vou discutir aqui sobre os problemas que nossos
políticos estão criando com relação a todas as conquistas trabalhistas que
estão sendo pisoteadas, porque isso vai ficar claro em breve. E um dos motivos,
e talvez o maior, é que a necessidade de pagar as contas e manter a família não
é mais suficiente para o profissional nos dias de hoje. O ambiente onde se
trabalha é um fator determinante para o bem-estar e a produtividade profissional.
Mantenha funcionários motivados, são eles que consomem os produtos que vocês fabricam
Especialistas em criação de design para escritórios levam em
conta os mais diversos fatores (como ergonomia, por exemplo), e afirmam que a insatisfação
profissional pode estar ligada a um ambiente
desmotivador, a equipamentos
ultrapassados, decoração desagradável, mobiliário desconfortável e outros
fatores, que afetam diretamente a produtividade, a saúde e os relacionamentos
dentro da empresa.
De acordo com pesquisas realizadas junto a gestores, manter
um ambiente físico agradável é essencial. Por isso, oferecer condições de
trabalho condizentes com as atividades dos profissionais deve ser uma
prioridade. Não vale a pena economizar na construção da sede da empresa, se o
resultado pode ser profissionais desmotivados e que produzem menos, não é mesmo?
Os avanços da tecnologia baratearam os computadores,
celulares e eletrônicos em geral o que facilita a manutenção dos equipamentos
ou a troca por modelos mais eficientes. Já um funcionário desmotivado sai mais
caro para a empresa do que uma impressora nova, principalmente se a empresa já
investiu em treinamento e preparação.
Ambientes de trabalho precisam ser agradáveis para quem permanece neles o dia todo
A decoração e o ambiente se tornam boas ideias à medida que
são compatíveis com o tipo de atividade desenvolvida, o nível sociocultural das
pessoas que trabalham e a tradição da empresa. Mas existem alguns denominadores
comuns. O ambiente deve ser limpo, arejado e bem iluminado. Melhor ainda se for
climatizado. Tudo o que a empresa puder fazer para aumentar a motivação,
tornando o ambiente mais sadio e confortável, é válido.
Não existe padrão (certo ou errado) para a distribuição de
computadores e móveis. Isso pode seguir a identidade visual da empresa, mas
deve ser feito de modo a respeitar a ergonomia.
A armazenagem correta dos materiais utilizados e a
disponibilidade de gavetas e armários favorecem a rotina diária dos
colaboradores e proporciona mais organização. Consequentemente, também gera mais
bem-estar. O primeiro passo é encontrar o lugar ideal para instalar a empresa e
colocar em prática essas ideias, e deixar a produtividade dos funcionários da
empresa responder pelo bem-estar que um bom ambiente causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!